Invenções e criações mineiras
Trem suspenso
Por AGÊNCIA MINAS - O cenário futurista, aparentemente desconexo da realidade de hoje, é, no quesito de logística do trânsito, perfeitamente aplicável. É o que assegura o júri alemão If Concept Award, que premiou em março dois egressos da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) pela criação do Sistema de Transporte Coletivo Suspenso (STC). Ousado, o projeto pretende erguer sobre os canteiros centrais das principais avenidas de Belo Horizonte o fundamento de um transporte coletivo rápido, barato e movido por energia limpa.
Segundo um dos autores do projeto, Rafael Osmar Costa, as facilidades de adoção do sistema superam às do metrô subterrâneo. “Uma das principais vantagens financeiras é a de não necessitar de desapropriações. A estimativa é de que os custos com a implementação do projeto sejam até 1/3 do valor previsto para trens urbanos”, analisa.
O transporte suspenso utilizaria energia eletromagnética convertida a partir de energia eólica captada nas torres de sustentação e de energia solar armazenada, cujos painéis se encontrariam sobre os vagões. Apenas em casos de insuficiência de produção energética provida por esses meios considerados limpos, por não degradarem o meio-ambiente, seria então ativado o sistema de geração por energia elétrica.
Sabiá 6: veículo experimental premiado
O Sabiá 6, veículo experimental construído por professores e estudantes de graduação, no Centro de Pesquisa em Design da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), participa de mostra no evento Challenge Bibendum - Rio 2010, no período de 30 de maio a 3 de junho de 2010, no Centro de Convenções Riocentro.
O protótipo Sabiá 6 recebeu, em 2009, a premiação especial em Design da edição americana da Eco maratona Shell. Realizada entre os dias 15 e 18 de abril, a eco-maratona reuniu mais de 44 universidades e centros de Ensino Superior de todo o continente americano e consistiu na disputa pelo título de carro mais econômico e menos poluente. Único projeto representando a América do Sul, o Sabiá 6 conquistou os jurados por sua articulação entre ergonomia, estética, escolha dos materiais e pela viabilidade financeira de produção. A originalidade e a coerência global do design do protótipo também foram decisivos.
O conceito do carro foi estabelecido pela fusão de modelos de Buggatis da década de 1930 e pelo Homem de Ferro, herói da Editora Marvel. Segundo um dos coordenadores do projeto, o professor Jairo Drumond, o foco da participação da Universidade e da concepção do carro foram definidos pelo trabalho que desenvolve a unidade. “Somos uma Escola de Design e não de Engenharia, portanto, para nós a relevância está mais em causar um significativo impacto visual e funcional do que estabelecer recordes de velocidade”, afirma.
A progressão de êxitos do projeto Sabiá iniciou em 1994, quando o primeiro modelo recebeu também o prêmio de honra em Design, daquela vez na França. Em 2000, 2004 e 2005, os modelos posteriores repetiram a premiação. Já o Sabiá 4 tornou-se símbolo da competição e estampou todo o material de divulgação do evento em 2002.
Detalhes do veículo:
· Materiais: fibra de vidro, acrílico, aço-carbono 4130 · Motor: roçadeira 4 tempos UMK435 Honda · Dimensões: 3,10m X 1,10m X 0,90m · Cor: laranja
Interessante! Quanto ao primeiro projeto tenho a impressão que os nossos acidentes de hoje, trem de pouso sobre nossos cabeças, se converterão em pouso de trem sobre nossas cabeças. O invento dois pode reservar um pra mim, mas está mais pra pica-pau que pra sabiá.
ResponderExcluirUBERLÂNDIA-MG, 30 de maio de 2010.
ResponderExcluirPrezados Srs.,
E no contexto:
(...)
"Não existe modalidade de transporte que, isoladamente, resolva todos os problemas. Levando-se em conta que as três variáveis mais importantes na mobilidade são a acessibilidade, o tempo de espera e a velocidade do equipamento, não adianta termos uma ou duas delas se não tivermos a terceira"
(...)
Fonte:
http://pt.wikiquote.org/wiki/Oskar_Coester
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
Parabenizo todos envolvidos nos projetos Sabia. Pude rivalizar com os modelos FADIM K2 K3 K4 , construidos pela minha equipe (Design Mauá),De alunos e colaboradores, sei o quanto é dificil, toda a produção e planejamento dos projetos.Engenharia ,materiais e produção.
ResponderExcluirOs premios conquistados certificam a qualidade e competencia desta equipe onde tive a felicidade de conhecer.
na Maratona da Eficiência, Os carros são lindos e merecem todo o meu respeito e adimiração. E que venham os Sabiás 7,8,9....
São brasileiros que representam nossa Engenharia para mais de outros 70 países concorrentes e ainda vencem premios de Design.
Congratulações, continuem assim pois muitos outros deverão seguir seus passos
LEONE FRAGASSI
Prof.Materiais e Fabricação
Faculdades FADIM - Mauá
Faculdades Oswaldo Cruz- SP