Header Ads

Aécio Neves confirma investimento de R$ 750 milhões para a construção de gasoduto no Triângulo Mineiro

O governador Aécio Neves confirmou ao presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, em reunião nesta quinta-feira (18), no Rio de Janeiro, a decisão do Governo de Minas de construir um gasoduto para atender todo o Triângulo Mineiro, com investimentos de R$ 750 milhões da Cemig. Ao final do encontro, ficou acertada a criação de um grupo de trabalho do Governo de Minas e da Petrobras para aprofundar estudos e analisar a possibilidade de implantação de uma planta de uréia-amônia em Uberaba. Também participaram da reunião, o vice-presidente da República, José Alencar, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso, e o presidente da Cemig, Djalma Morais.

A construção do gasoduto foi anunciada pelo governador na sexta-feira (12), quando esteve em Uberaba. Na primeira etapa, serão 235 quilômetros de gasoduto de São Carlos(SP) a Uberaba. Em um segundo momento, outros 120 quilômetros até Uberlândia, totalizando 355 quilômetros. Concluído o gasoduto, a expectativa inicial é de um mercado de três milhões de metros cúbicos/dia, podendo chegar a cinco milhões de metros cúbicos/dia.

Aécio Neves lembrou que nesta sexta-feira (19), haverá uma reunião do Conselho de Administração da Petrobras, formado por membro do governo federal e que caberá a esse conselho a decisão sobre o local da implantação da planta de uréia-amônia.

6 comentários:

  1. A respeito desta tal implantação da planta uréia-amônia, nem sei do que se trata e parece ser outra notícia que nada tenha a ver com o gasoduto ou não. O que importa é que gás vira energia, água vira energia, sol é energia, vento também gera energia, planta vira energia, fóssil vira energia, metal vira energia e eu ainda tenho que trabalhar?

    ResponderExcluir
  2. Aristeu...

    cana também vira energia.

    Mas, aí... a gente bebe...

    ResponderExcluir
  3. O gás natural é a principal matéria-prima usada na fabricação de amônia e uréia. Independentemente dessa unidade de produção de amônia e uréia, a população de Uberaba receberá o gás natural antes do término das obras da indústria. O gás natural é composto por uma mistura de hidrocarbonetos leves (metano, etano, propano, butano e outros gases em menores proporções) que submetido à temperatura ambiente e pressão atmosférica permanece no estado gasoso. Creio que o gasoduto passará ao lado do alcoolduto já existente (São Carlos/Uberaba), facilitando talvez desapropriações e outros estudos sobre o terreno. Poderíamos questionar o uso da CEMIG nesse caso, mas é para o bem geral. O gás natural, vindo da Bolívia, é composto importante na produção dos componentes dos fertilizantes. Mas antes é importante além dessa destinação a criação de reserva estratégica depois da insegurança de fornecimento criada pelos políticos da Bolívia. Existe projeto em andamento para prospecção de gás natural na cidade de Morada Nova a 300 km de Belo Horizonte. É uma fonte energética encontrada na natureza em duas formas distintas: de jazidas e através da queima de biomassa (bagaço de cana-de-açúcar). O gás vindo da Bolívia, atualmente com crescente escala de consumo, agride menos o meio ambiente do que o derivado de petróleo e carvão mineral, mas como é fóssil pode contribuir para o efeito estufa. Para a produção da amônia (um átomo de Nitrogênio e três átomos de hidrogênio), o nitrogênio é obtido do ar atmosférico e o hidrogênio produzido a partir do gás natural. Pode ser usada como agente refrigerante (para compressores industriais) e na fabricação da uréia. É ainda utilizada na fabricação de têxteis, na manufatura de rayon, na indústria da borracha, na fotografia, na indústria farmacêutica, na fabricação de cerâmicas, corantes e fitas para escrever ou imprimir, na saponificação de gorduras e óleos, como agente neutralizador na indústria de petróleo e como preservativo do látex, dentre outras. Dos benefícios como fertilizantes, tornando o Brasil autossuficiente na produção dos nitrogenados e diminuindo a logística de transporte e importação resultará em gêneros alimentícios mais abundantes e mais baratos... Fontes: Ctr+C+Ctr+V.

    ResponderExcluir
  4. Por quê você praticar Ctr+C+Ctr+V se o Natal é melhor que você?

    ResponderExcluir
  5. Reforço o comentário do Aristeu,
    o Natal é melhor que ele e que eu...

    ResponderExcluir
  6. Eu não esperava ver esse resultado, ou melhor, o reconhecimento de vocês, mas tão somente ajudar àqueles que tiveram as mesmas dúvidas do Aristeu e que se tornaram também as minhas dúvidas. Depois da pesquisa que fiz eu também aprendi muito. Abraço a todos.

    ResponderExcluir

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.