Header Ads

IPHAN de Goiás restaura estações da Estrada de Ferro Goiás no estado

Estação de Goiandira

por Alexandre Campos

Após a extinção da antiga Rede Ferroviária Federal SA. seus bens foram distribuídos entre órgãos do Governo Federal, que assumiriam sua administração, determinando a função que receberiam.

Ao Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional coube o levantamento, inventário e seleção dos bens móveis e imóveis de valor cultural. Estes bens selecionados serão restaurados pelo órgão, com parcerias e serão cedidos a instituições que se comprometam em fazer a manutenção dos mesmos, garantindo a preservação da memória ferroviária do Brasil.

Em Goiás, a 14º Superintendência Regional do IPHAN, responsável pelo estado, já realizou este levantamento, realizando obras em algumas estações, tendo as demais em projetos para restaurar a maioria das estações da EFG no estado.

Na cidade de Pires do Rio foram restauradas a antiga oficina que já abrigava o Museu dos Ferroviários da cidade, além da antiga estação que também passou por obras. Em Vianópolis-GO, serão gastos 300 mil reais para a restauração de 3 estações ferroviárias de pequeno porte. A prefeitura da cidade se comprometeu em utilizar os prédios na implantação de um Museu Ferroviário, uma Biblioteca Publica e um tele centro comunitário nas referidas estações.

Ainda em Goiás, o IPHAN está realizando os levantamento para a restauração da antiga estação de Goiandira, uma das primeiras do estado e abandonada a décadas. O local passará por uma importante obra que devolverá o bem cultural para uso compartilhado com instituições locais.

Na cidade de Cumarí-GO. A estação da Estrada de Ferro Goiás, pertencente ao município foi restaurada em 2008 pela prefeitura local, que também revitalizou toda a praça em seu entorno, criando um centro de lazer e cultura. No prédio da estação foi implantada a biblioteca publica da cidade.

No lado de Minas Gerais, de competência do 13º Superintendência do IPHAN-MG ainda existem as estações de Amanhece, de propriedade do Município, não restaurada e o Conjunto da Estrada de Ferro Goiás, de propriedade do Município e da União. Parte deste conjunto está sendo preservado pela prefeitura, com a restauração da Antiga Estação da Goiás e com a futura restauração do antigo Armazém de Cargas.

O potencial do acervo ferroviário do Município de Araguari pode ser evidenciado dentro destes exemplos de preservação no Estado de Goiás. Araguari possui a maior parte do acervo da EFG, maior até do que todo o acervo do Estado de Goiás.

5 comentários:

  1. Com vontade tudo se faz!
    Parabéns e nota 10 ao IPHAN Goiás.

    Nota 0(zero) ao IPHAN Minas pela inoperância em relação ao acervo ferroviário, principalmente ao de Araguari.

    Parabéns a Divisão de Patrimônio Histórico na pessoa do Alexandre e da Laura (3° e 4° na foto da esquerda para direita) pelo brilhante trabalho realizado pela preservação dos bens culturais materiais e imateriais de Araguari.

    ResponderExcluir
  2. Realmente é um resgate sem preço. Gostaria de obter mais informações a respeito da utilização futura, pois já existe uma Fundação que arvora o museu como obra própria e aguarda apenas ser cedido o espaço, depois de pronto, para o pleno uso.

    ResponderExcluir
  3. Parabenizo pela iniciativa do IPHAN e pela Fundação Adolfo Mariano pela restauração dessa obra que se achava perdida entre matos, e que agora, de uma forma ou de outra terá um bom uso e será mais um atrativo para mostrar que com vontade se faz. Vale observar que a obra já se encontra praticamente concluida.

    ResponderExcluir
  4. Vale lembrar que o nome dessa estação era Goyandira com (y) o qual se deu ao nome a cidade, e era uma estação da Rede Mineira de Aviação.

    ResponderExcluir
  5. Esta estação realmente estava em um estado precário, embora desativada, mas com o transito de locomotivas a sua frente até os dias de hoje, com destino à Catalão e Ouvidor, a antiga estação Goyandira, da qual se originou o nome da cidade, era de propriedade da RMV ( Rede Mineira de Viação ).

    ResponderExcluir

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.