Uberlândia inicia a construção do Parque Linear do Rio Uberabinha
CCBE disponibiliza recurso financeiro
para implementação das obras
De Vanessa Pires
Assessora de Comunicação do CCBE
Foto: Divulgação
O Consórcio Capim Branco Energia - CCBE deu inicio às obras no Parque Linear do Rio Uberabinha, Uberlândia, em um dos trechos da margem esquerda do rio, localizado entre as pontes da Av. Getúlio Vargas e da Av. Brigadeiro Sampaio, no bairro Jaraguá. Este trabalho é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, sendo uma das medidas compensatórias decorrente da implantação do Complexo Energético Amador Aguiar. Nesta parceria, coube ao CCBE disponibilizar recurso financeiro para as desapropriações necessárias (oito proprietários com área total de 11.371 m²) realizadas em 2008 e, implementar as obras de infraestrutura no trecho do Parque.
As obras consistem na construção de uma ciclovia com aproximadamente 1.000 metros de extensão, calçada em toda a extensão da obra e plantio de cerca de 70 mil m² de grama em todo o trecho. Ainda, segundo Lúcio Gracco, do CCBE, as pessoas que exercem atividades no Parque poderão descansar e praticar exercícios físicos em um ponto de apoio que será construído no local. “Neste ponto haverá barras de ginástica, espaço para acomodação de bicicletas e bancos para descanso”, explica.
O projeto da obra foi fornecido pela Prefeitura de Uberlândia, que pelo convênio assinado, também ficou responsável pela obtenção de autorizações para a intervenção na área, negociação das indenizações com os desapropriados e preparo da área para as obras, incluindo limpeza e desinfecção da área, levantamentos topográficos, terraplenagem, definição e implantação do sistema de drenagem de águas pluviais e asfaltamento da via. A previsão é que a obra seja concluída em 60 dias.
Para o engenheiro civil da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cláudio Guedes, é uma benfeitoria para a cidade por se tratar de um parque aberto que oferece espaço apropriado e saudável para a prática de esporte. “Além de ser uma valorização social e ambiental, a construção do Parque beneficiará principalmente aquela região que é menos favorecida economicamente, pois os moradores poderão malhar e realizar suas atividades físicas em uma área aberta e gratuita para toda comunidade”.
Em relação à parceria entre Prefeitura e CCBE, Guedes destaca o avanço nas obras, já que o projeto está sendo implantado efetivamente devido ao investimento do Consórcio. “Este projeto é antigo, existe há mais de 20 anos, e somente agora podemos efetivá-lo, principalmente porque o CCBE pagou as indenizações daqueles terrenos desapropriados, recurso que a Prefeitura ainda não tinha disponível no momento”.
CCBE paga tudo e vai cobrar de quem?
ResponderExcluirEnquanto em Uberlândia o CCBE constrói um parque linear às margens do Uberabinha, em Araguari constuiu a calçada em volta do Bosque. São razoáveis e proporcionais essas medidas compensatórias?
ResponderExcluir