Header Ads

Escândalos no Senado: OAB critica presidente Lula e Sarney

O Colégio de Presidentes dos Conselhos Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil, reunido em Maceió, divulgou hoje a "nota de repúdio aos escândalos do Senado" ao final de sua plenária, que reuniu os 27 presidentes de OAB dos Estados e Distrito Federal:

"O Colégio de Presidentes da OAB, reunido em Maceió (AL), manifesta sua indignação e perplexidade em face dos sucessivos escândalos que envolvem a administração do Senado Federal, desacreditando-o perante a opinião pública.

Mais que isso, repudia os termos do pronunciamento feito por seu Presidente, José Sarney, da tribuna do Senado, quando procurou eximir-se de responsabilidades; igualmente lamenta a manifestação do Presidente da República quando disse que "... eu penso que o Sarney tem história no Brasil suficiente para que não seja tratado como uma pessoa comum".

O Senado Federal, lamentavelmente, está envolto em graves acusações que pesam sobre a instituição. E são acusações que chocam a nação, tais como nepotismo, peculato, atos secretos e inconstitucionais, recebimento indevido de recursos públicos, entre outros.

Em face disso, o Colégio de Presidentes da OAB se associa às veementes manifestações de repúdio da sociedade brasileira e clama por providências reparadoras imediatas, que propiciem ampla investigação.

Sem um Legislativo forte e respeitado, a democracia corre riscos. E é em sua defesa que tais providências - imediatas e inapeláveis - são exigidas pela sociedade brasileira.

Maceió, 19 de junho de 2009"

4 comentários:

  1. Parabéns à OAB, uma das poucas entidades representativas que não se omite em opinar sobre fatos relevantes, de interesse coletivo.

    Que sirva de exemplo.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente, muito embora a OAB não seja o centro das virtudes.

    ResponderExcluir
  3. E nem terminou o trabalho da auditoria dos contratos de prestação de serviços...

    ResponderExcluir
  4. O discurso de hoje, do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) foi forte, com aparte igualmente contundentes dos senadores João Pedro, Cristóvam Buarque, Pedro Simon, Papaléo Paes, Álvaros Dias, dentre outros...

    O Pedro Simon foi categórico: "Em relação aos desmandos ocorridos aqui nesta Casa, somos TODOS responsáveis; aliás, eu diria que somos IRRESPONSÁVEIS!!"

    A sociedade também tem sua parcela (grande) de culpa, na medida em que cultivou desde sempre a reverência excessiva e piegas a agentes políticos, quando deveria se lembrar de cobrar ações de interesse coletivo, dentro, claro, da urbanidade e da boa educação.

    O Senado, como de resto as demais instituições políticas, é o retrato da média da sociedade brasileira.

    ResponderExcluir

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.