Sétima Arte - Sonhos
"Sonhos" (1990) é um filme do cineasta japonês Akira Kurosawa, baseado, segundo ele, em sonhos que teve em momentos diferentes de sua vida. O filme é mais centrado em imagens do que no diálogo, e divide-se em oito contos distintos, unidos pelo mesmo tema.
No último conto - O povoado dos moinhos -, um viajante chega a uma pequena aldeia e conversa com um velho habitante. Choca-se com o fato de a aldeia não possuir energia elétrica. "Mas a noite é tão escura", ele observa. "Sim, a noite tem de ser assim. Por que a noite deveria ser clara como o dia? Eu não gostaria de não conseguir ver as estrelas à noite". E prossegue: "Hoje em dia, as pessoas se esquecem de que elas são só uma parte da natureza. Destroem a natureza, da qual nossa vida depende".
O filme trata também das tradições, e da importância de mantê-las, para a nossa própria sobrevivência e do planeta. Aborda a sabedoria dos mais velhos, e a simplicidade como forma de viver bem, em harmonia, sem destruição.
=========
Sétima Arte é uma nova seção do JORNAL DE ARAGUARI onde pretendo indicar filmes e vídeos que valham a pena ser vistos.
Desde já, agradeço indicações.
Eu tenho medo dos inteligentes. Uma vez, não sei precisar o veículo e a data, tomei notícia de que um cientista queria jogar um spray no espaço e, tal nuvem poderosa, refletiria a luz do Sol, a uma região, durante a noite. Lá não haveria noites e a produção de bens seria contínua. A noite é fundamental pra muita coisa. Eu sou irmão de mais oito e, apenas eu, tenho estatura diminuída. Isto eu atribuo ao fato de ter trabalhado, em fase de crescimento, durante toda a noite por mais de quatro anos. Existem substâncias do metabolismo que só atuam quando em repouso noturno. Algum outro poderia aventurar-se e dizer que eu poderia também não ser filho daquele casal pais dos oito ou apenas sê-lo apenas de um dos cônjuges, mas a cara minha são o focinho dos outros. Viva a Natureza em sua plenitude!
ResponderExcluir