Header Ads

Oswaldo Pieruccetti: uma vida, uma inspiração!

Marília Alves Cunha

Muitas crianças demonstram com notável precocidade enorme vontade de estudar, aprender, dar asas ao talento e à inteligência de que são dotados. Grande número destas crianças não encontra, infelizmente, a possibilidade de realizar suas potencialidades, o que sempre incorre em grande perda para a sociedade.

Oswaldo Pieruccetti, nascido em Patrocínio – MG, em 18 de julho de 1909, como tantas outras crianças carentes, demonstrou desde cedo uma grande aplicação aos estudos e enorme vontade de aprender. Diferentemente do que ocorre com a maioria, seus atributos de inteligência e de espírito chamaram a atenção de consagrado jurista à época, prof. Magalhães Drummond e fizeram com que ele, num gesto generoso, ajudasse financeiramente a continuidade dos estudos ginasiais daquele menino promissor, possibilitando o seu ingresso e conclusão do curso de Direito em Belo Horizonte. Ao jovem Oswaldo Pieruccetti foi dada a oportunidade de desenvolver suas habilidades e talentos, o que frutificou em exemplo de cidadão digno, advogado brilhante e respeitado, defensor intransigente de princípios morais e éticos que foram sempre o seu norte. Político de velha cepa dedicou grande parte de sua vida a defender os interesses de sua gente e sua terra, tornando-se uma figura pública admirada e reverenciada por quantos conheceram seu trabalho e sua dedicação às causas mineiras e brasileiras.

O ilustre personagem exerceu várias funções e ocupou cargos importantes em sua vida pública. Formou com Dr.Rondon Pacheco, este na Câmara Federal e aquele no legislativo estadual mineiro, o que o próprio ex-governador estabelece como “Santa Aliança”, tão grande a afinação e sintonia com que juntos trabalharam visando o interesse de regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Assim refere-se a Oswaldo Pieruccetti o ilustre ex-governador: “Eis o traço predominante na singular personalidade de Oswaldo Pieruccetti: a gratidão, a lealdade, a solidariedade, aliadas à lucidez de espírito, à inteligência fulgurante e às virtudes de exemplar chefe de família. Como seu amigo e companheiro político conheci de perto como cultivava os valores éticos, da família, da profissão de advogado, do convívio com seus correligionários políticos, amigos e concidadãos”.

A oportunidade dada ao menino Oswaldo, pelo olhar sensível e generoso do famoso jurista, rendeu grandes frutos. A biografia da ilustre personalidade é estribada em êxito e sucesso, tanto na vida pessoal, como profissional e política. E torna-se hoje inspiração para que, familiares, amigos, admiradores e representantes da comunidade araguarina celebrem o seu centenário, a acontecer em 18/07/2009, com a criação do Instituto Oswaldo Pieruccetti.

A finalidade deste instituto é a defesa e o incentivo da ética e probidade no exercício de funções públicas e o estímulo e colaboração financeira na educação e formação profissional de alunos carentes. O grande inspirador – Oswaldo Pieruccetti – a criança carente que teve no momento certo o apoio ao pleno desenvolvimento de suas potencialidades e que, em vida, retribuiu amplamente à sociedade, deixando impressa em sua história a marca da ética, da honradez e do amor pela sua Pátria.

Um comentário:

  1. Eu torço para que a imprensa araguarina abrace essa idéia com força, fale sempre e toda hora do Instituto, use-o para criar a esperança das famílias carentes, das crianças que podem ter um bom futuro com a sua ajuda. Que os cidadãos tenham mais um instrumento institucional para a defesa política da cidade, para quando sentir que os seus direitos estão sendo surrupiados, inclusive os do erário, para terem um forum de debates livres, para terem a oportunidade de contribuir para a elaboração de estratégias gerais que propiciem melhor qualidade de vida, com ética, segurança e cultura. Enfim, torço para que a ampla divulgação da sua existência transmita aos cidadãos o conhecimento que podem ajudar uma instituição com credibilidade a ajudar o futuro de muitas famílias, além da sua atuação em ações de vigilância da ética na gestão das coisas públicas.
    Natal

    ResponderExcluir

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.