Header Ads

Orquestra de Ouro Branco em Araguari

Jovens músicos se apresentam gratuitamente na cidade
com a proposta de divulgar e ampliar o acesso à música erudita


A Orquestra de Câmara de Ouro Branco se apresenta em grande estilo em Araguari, com a proposta de divulgar e ampliar o acesso à música erudita. O concerto, que integra o Programa Circuito Cultural Parcerias, tem entrada gratuita e conta com o apoio da Fundação Araguarina de Educação e Cultura e os patrocínios da Gerdau Açominas e Instituto Alair Martins, por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.
Local:
- Auditório da Unitri (Educandário Espírita)
Avenida Nicolau Dorázio, 359 - Industrial
Data:
- 8 de março (Dia Internacional da Mulher)

- Horário: 18 horas

- ENTRADA FRANCA

Apoio:
- Prefeitura Municipal de Araguari,
- FAEC-Fundação Araguarina de Educação e Cultura
- Centro Espírita Caridade
- 11.º BEC-Batalhão de Engenharia de Construção - Batalhão Mauá
A orquestra, que integra a Casa de Música de Ouro Branco - entidade de formação de jovens músicos, com sede na cidade histórica de Ouro Branco, localizada a 100 quilômetros de Belo Horizonte, conta com a participação de renomados artistas e completa seis anos em 2009.

“Anualmente, a Orquestra de Câmara de Ouro Branco, formada por alunos mais avançados dos cursos de instrumentos da Casa de Música, realiza três programas do Circuito Cultural, visitando cidades da Estrada Real. Este ano, resolvemos inovar e ir além das montanhas, contemplando também municípios do Triângulo Mineiro, como Uberlândia e Araguari”, conta a pianista e coordenadora da Casa de Música, Kênia Libanio.

“Além da Temporada anual de concertos, dos Master Classes gratuitos com os artistas convidados, dos concertos didáticos para crianças de escolas públicas e da Série "Jovens Músicos", este ano vamos desenvolver a Série "Parcerias", que busca uma integração com projetos de música que estão sendo desenvolvidos no Estado. Com esta iniciativa pretendemos estabelecer intercambio e entrelaçar idéias no âmbito musical com projetos que sejam comprometidos com o desenvolvimento e propagação da música erudita em nossa sociedade”, declara a coordenadora do projeto "Concertos para Uberlândia", Viviane Taliberti.

Jovens Talentos

Durante os concertos do Circuito Cultural Parcerias, a Orquestra de Câmara de Ouro Branco irá se apresentar sob regência de seu Maestro titular, Charles Roussin, e conta com a participação de alunos e ex-alunos da Universidade Federal de Uberlândia, que irão atuar como solistas: o araguarino José Jeová Júnior (violão), Jefferson de Souza (violino), Robert Cruz (violino) e Rodrigo Ribeiro (piano).

Os jovens músicos foram selecionados em outubro de 2008, por uma comissão julgadora formada por representantes da Casa de Música e da Série Concertos para Uberlândia. “É extremamente benéfico para a formação musical de qualquer área a oportunidade de performance frente ao um grupo maior. Nesta situação, o estudante tem a oportunidade de por à prova todo o seu estudo, seja em aspectos técnicos, expressivos ou psicológicos. Neste contexto é muito salutar a iniciativa da Orquestra de Câmara de Ouro Branco juntamente com o Projeto Concertos para Uberlândia em propiciar a estudantes de música a oportunidade de preencher uma importante lacuna na sua formação, além de propiciar à população destas regiões tão distintas a acessibilidade a uma música de grande qualidade”, considera o Maestro Charles Roussin.

Um comentário:

  1. A entrada é franca e, caso não fosse, eu iria ouvir lá de fora, porque entre a orquestra e eu não haveria vácuo. Em música uma nota só vale muito e não tem troco!

    ResponderExcluir

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.