Header Ads

Aécio Neves empossa novo Secretário de Desenvolvimento

O governador Aécio Neves empossou, nesta quinta-feira (12), em solenidade no Palácio da Liberdade, Sérgio Barroso como secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico. Ele substitui Raphael Guimarães que vinha ocupando a pasta interinamente desde a saída de Marcio Lacerda [atual prefeito de Belo Horizonte], no ano passado. Barroso tem larga experiência na iniciativa privada, tendo sido o primeiro brasileiro a ocupar a presidência da Cargill no país, depois de integrar os quadros da Light e da Bunge. Para o governador, a trajetória de Barroso o qualifica para estar à frente dos mais importantes projetos e programas econômicos desenvolvidos no Estado.

Perfil

Mineiro de Cipotânea, Sérgio Barroso é formado pela Universidade São Lucas, em São Paulo. É Mestre em Economia Internacional pela Universidade de Boston, nos Estados Unidos, com especialização em Administração de Empresas pela Universidade de Michigan, Gerenciamento de Executivos pela Universidade Columbia, bem como pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.

Integrou os quadros da Light, da Bungue, e, posteriormente, durante 34 anos, prestou sua colaboração à Cargill, onde gerenciou unidades no Brasil – nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste - e em diversos países como Suíça, Países Baixos, diferentes localidades nos Estados Unidos e Venezuela.

Liderou e implementou com sucesso grandes investimentos no setor de agronegócio em toda a região dos Cerrados, com ênfase no Triângulo Mineiro. Foi também presidente do Conselho de Administração da Fosfértil, Ultrafértil e Fertifos.

Em abril de 1998 foi nomeado presidente da Cargill no Brasil, tornando-se o primeiro brasileiro a ocupar a presidência da empresa no país. No mesmo ano foi nomeado presidente da Fundação Cargill, entidade que tem como objetivo principal apoiar a educação básica nas comunidades onde a empresa está presente.

Em setembro de 2007 aposentou-se na Cargill e passou a atuar como ativo consultor e sócio de atividades nas áreas de agronegócio, responsabilidade social e investimentos ambientais. Foi presidente da Associação Brasileira de Óleos Vegetais (Abiove), da Associação Internacional de Óleos Vegetais (Iasc), Conselheiro da Associação Brasileira de Alimentação (Abia) e atualmente é vice-presidente do Conselho da Câmara Americana (Amcham) e membro do Conselho da Fiesp e do Conselho Consultivo da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China e do Conselho da Sife.

(Fonte: Agência Minas. Foto: Omar Freire - Imprensa/MG)

Um comentário:

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.