Prêmio "Dom Quixote de La Mancha"
Toledo (Espanha) - Presidente Lula ao lado da estátua de ''Don Quijote de la Mancha'' no museu de Santa Cruz. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Da Agência Brasil:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu hoje (13), em Toledo, na Espanha, o 1ª Prêmio Internacional Dom Quixote de La Mancha. Na cerimônia, ele defendeu a difusão das línguas portuguesa e espanhola como forma de quebrar barreiras entre os países que falam esses idiomas.
“Queremos que o idioma de um fortaleça a parceria com o outro, ajudando a enriquecer nossos laços e permitindo uma maior compreensão e apreço pela herança cultural que temos em comum”, disse em Toledo, na Espanha, ao lado do primeiro-ministro José Luis Zapatero e o rei da Espanha, Juan Carlos.
Concedido pelo governo da província Castela La Mancha e a Fundação Santillana, do grupo de comunicação espanhol Prisa, Lula recebeu o prêmio na categoria institucional, por ter instituído uma lei que torna obrigatório o ensino do espanhol nas escolas públicas e privadas de ensino médio, desde 2005.
De acordo com o presidente Lula, 9 milhões de alunos já estudam o espanhol como segunda língua. A meta, conforme Lula, é que 12 milhões de estudantes passem a aprender o idioma até 2010. Para isso, serão necessários 30 mil professores, conforme dados do presidente.
Deixe um comentário