Header Ads

Jornalista Pedro Popó quer impedir saída de peças sacras de Estrela do Sul

O jornalista Pedro Divino Rosa (Pedro Popó), ex-vereador em Estrela do Sul, em nota enviada à imprensa da região, comunicou que informou ao Ministério Público que a Diocese uberlandense pretende tirar da cidade as imagens sacras das igrejas locais e levá-las para o Museu de Arte Sacra (MAS), que a igreja católica vai lançar na terça-feira, 26, em Uberlândia.

De acordo com a nota, algumas imagens sacras de Estrela do Sul – reconhecidamente peças valiosas do século XIX - são patrimônio histórico do Município e não podem sair da cidade. “A atitude da Diocese contraria a lei”, disse, ele, que é o autor da Lei que cria e protege o Patrimônio Histórico do Município.

O jornalista disse ainda que ficou sabendo da iniciativa da igreja por meio do Jornal Correio de Uberlândia, que em sua edição de sexta-feira, dia 22, traz reportagem que anuncia a criação do Museu de Arte Sacra de Uberlândia. Nela, diz, “o entrevistado -, padre Rogério Antônio Alves, da Igreja de São Pedro, e que será o diretor do Museu –, manifesta claramente essa intenção”.

Pedro Popó, atualmente assessor de imprensa da 16.ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Uberlândia, está mobilizando as autoridades locais para impedir que a Diocese mande buscar as imagens nas igrejas de Estrela do Sul e as transfira para o Museu de Arte Sacra e disse contar com o apoio do vigário local, Amaury Paixão, e do ex-secretário de Cultura, Mário Lúcio Rosa, responsável pelo tombamento dos bens.

De acordo com Pedro Popó, em 1997, Estrela do Sul já ficou sem o testamento de Dona Beija. “Um juiz da época, contrariando ato da Câmara, os entregou ao Museu do Tribunal de Justiça. Fizemos de tudo para impedir a iniciativa, mas, infelizmente, o TJMG negou a devolvê-los. Não podemos perder mais este valioso bem”, disse.

Um comentário:

  1. Quero ver Pedro Popó resgatar a maior riqueza de Estrela do Sul que se encontra no tesouro da Rainha da Inglaterra: a Pedra famosa que deu nome à localidade.

    ResponderExcluir

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.