Header Ads

Solenidade marca inauguração do posto avançado de coleta de sangue da Fundação Hemominas em Araguari


“Há muito reivindicávamos essa instalação. Agora, a Hemominas está em casa, a tendência é crescer e vamos chamar os amigos, os colegas”.

O comentário é de Amadeu Coelho Pereira, doador voluntário de sangue há mais de vinte anos e morador de Araguari. Deslocando-se até Uberlândia todos esses anos para doar sangue, Pereira foi um dos convidados a comparecer ao Posto Avançado de Coleta Externa da Hemominas (PACE) para doar sangue no dia em que esse serviço foi inaugurado na cidade.

A solenidade de inauguração aconteceu na última terça-feira, 3, reunindo representantes da Fundação Hemominas, autoridades locais e profissionais da área médica da cidade, entre os inúmeros convidados presentes.

Nas palavras da secretária municipal de Saúde, Lucélia Aparecida Vieira Rodrigues, a implantação do PACE Hemominas de Araguari é resultado de perseverança, desde que se iniciaram as negociações, há três gestões municipais: “Quando eu estava na Secretaria Municipal de Saúde, em 2001, as negociações tiveram início. Em momentos passados, houve parceiros que desistiram da caminhada, mas a Hemominas e o Hemocentro de Uberlândia continuaram parceiros. Agradeço ao Dr. Paulo (Paiva), que persistiu na valorização da população de Araguari”, afirmou Lucélia Rodrigues. Segundo a secretária, outras gestões, outras mentes terão oportunidade de ver esse serviço de doação, de solidariedade, humanístico. Para ela, a iniciativa é “uma herança para toda a população de Araguari”.

Atendimento

O PACE Hemominas de Araguari vai realizar semanalmente uma manhã de atendimento ao doador. Segundo Gersonina Marques Nunes, coordenadora do PACE/Araguari, a meta é levar, toda terça-feira, de 60 a 70 candidatos à doação. “Assim, é possível cumprirmos nossa meta de coletar 50 bolsas de sangue a cada coleta, afirma Gersonina.

A vontade de atender bem também é evidente nas palavras de Ilda de Fátima Barbosa que, na equipe do PACE, trabalha na manutenção adequada do ambiente, devolvendo ao doador a atenção que ele gostaria de receber: “Sempre quis doar sangue. Tenho loucura para poder doar, mas nunca consegui chegar a 50 quilos”, lamenta. No entanto, sua disposição é como a de toda a equipe que, na terça-feira, trabalha com a coleta de sangue no PACE e, nos demais dias da semana, são servidores da Prefeitura em outro serviço de Saúde.

Gersonina personifica bem o sentimento geral quando diz que vai trabalhar muito para o crescimento do PACE: “Quero dizer de minha surpresa, após 30 anos de trabalho na saúde pública e privada, ser a responsável pelo PACE Hemominas de Araguari. Aqui trabalhamos com doadores saudáveis, solidários, que querem fazer o bem e vamos fazer do PACE um serviço muito maior do que está aqui hoje”, disse ela.

Da esquerda para a direita, Júnia cioffi, presidente da Fundação Hemominas; Lucélia Vieira, secretária municipal
de Saúde; e Gersonina Marques Nunes, coordenadora do PACE/Araguari.
Foto: Ascom/PMA

Júnia Cioffi, presidente da Fundação Hemominas, salientou a importância das parcerias institucionais que possibilitam a implantação desse tipo de serviço e que, em Araguari, teve a grande contribuição de parceiros como as agremiações Rotary, o 2º Batalhão Ferroviário de Araguari e, principalmente, dos doadores voluntários que doam sem saber para quem estão doando e que fazem o PACE crescer. Júnia Cioffi lembrou os 31 anos da Fundação Hemominas desde que a instituição iniciou seus trabalhos, em 1985, com apenas uma unidade em Belo Horizonte e que foi se expandindo, contando agora com 24 unidades fixas. Com o PACE de Araguari consolida-se a sexta parceria bem-sucedida nesta modalidade de posto de coleta.

O prefeito Raul José de Belém disse ser a inauguração do PACE a realização de um sonho que começou em 2001, salientando a importância das atuações da secretária Lucélia e da coordenadora Gersonina. Também destacou as parcerias com o 5º Batalhão Ferroviário e com o Rotary, saudando Maria Aparecida de Oliveira, que representou na solenidade o Rotary Araguari Sul, o Rotary Club Araguari e o Rotary Araguari Café do Cerrado. Raul Belém ressaltou o bom relacionamento entre a Prefeitura e o Conselho Municipal de Saúde ao saudar o presidente do Conselho, Eduardo Tadeu. Lembrando a atuação política de seu pai durante quarenta anos e da satisfação de ser reconhecido, disse que o PACE é como uma gestação e que agora nasceu com saúde, com vida, através dessas parcerias. “Vale muito a pena fazer o bem”, finalizou Belém. Estiveram presentes na inauguração várias autoridades de Araguari e de Tupaciguara, município da região.

O prefeito Raul Belém com a Equipe do PACE Araguari, durante a solenidade de inauguração. Foto: Ascom/PMA

PACE Araguari

O PACE Hemominas de Araguari é o sexto nesta modalidade de serviço SUS implantado em Minas Gerais e, durante o processo de implantação em abril, contabilizou o total de 122 bolsas de sangue coletadas. Localizado na Avenida José Carrijo, 205 - bairro Centro, onde antes funcionava uma creche pré-escolar da Prefeitura, hoje em sede própria, o PACE Hemominas de Araguari é uma parceria oficializada com a assinatura do Termo de Cooperação Mútua entre a Fundação Hemominas e a Prefeitura Municipal. A unidade está vinculada ao Hemocentro de Uberlândia, também no Triângulo Mineiro, e irá receber candidatos à doação voluntária de sangue todas as terças-feiras das 7 às 11h30. Informações sobre mobilização e doação de sangue no PACE podem ser obtidas pelo telefone (034) 3690 3174.

Fonte: Agência Minas
Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araguari

Nenhum comentário

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.