Batalhão Mauá comemora os 50 anos de sua chegada em Araguari
O aniversário dos 50 anos da chegada do 11.º Batalhão de Engenharia de Construção (Batalhão Mauá) em Araguari serão comemorados durante solenidade a realizar-se nesta sexta-feira (7). O evento acontecerá no Palácio dos Ferroviários, antiga sede da Estação da Estrada de Ferro Goiás, local onde aconteceu a chegada oficial da unidade do Exército Brasileiro na cidade, no dia 10 de maio de 1965.
Praças e oficiais do Batalhão Mauá foram apresentados à população, durante desfile realizado pelas ruas da cidade no dia 10 de maio de 1965 |
Durante a solenidade, a ser presidida pelo seu atual comandante,Tenente Coronel Guilherme Langano Bernardes, a tropa do Batalhão Mauá participará de uma formatura comemorativa em frente ao Palácio, às 19h. Estarão presentes na solenidade autoridades, servidores civis e integrantes do Grupamento B65 e os primeiros soldados incorporados na Unidade.
Fundado em 1938, na cidade de Rio Negro(PR), com o nome de 2.º Batalhão Ferroviário, foi transferido para Araguari com a finalidade de interligar Brasília(DF) ao Sistema Ferroviário Nacional. Em 1999, ajustando à nova doutrina do Exército, recebeu o nome de 11.º Batalhão de Engenharia de Construção.
Para possibilitar a instalação do Batalhão Mauá em Araguari, a Prefeitura transferiu grandes áreas para o Exército Brasileiro. À época, o prefeito era Miguel Domingos Oliveira, que deverá estar presente na solenidade comemorativa dos 50 anos da Unidade.
A partir de sua base em Araguari, o Batalhão Mauá já construiu grandes extesões de ferrovias pelo País afora, bem como rodovias, aeroportos.
"O comboio esperado por todos em Araguari naquele dia, saiu da Estação de Mafra, em 6 de maio pela manhã, onde a comunidade riomafrense superlotou aquele local, para as despedidas dos familiares e amigos. Foram quatro dias de viagem, para chegar primeiramente à Estação de Engenheiro Stevenson, por volta das 10 horas da manhã e como a chegada em Araguari estava marcada para as 16 horas, permanecemos acantonados naquele local, aguardando o momento certo de seguir viagem para a entrada triunfal na cidade de Araguari. A chegada em Araguari foi emocionante, calorosa, generosa, enfim, foram momentos indescritíveis”. Cabo Otto Dilson Dettmer, em depoimento ao jornalista e escritor Edmar César, autor do livro Batalhão Mauá - Uma história de grandes feitos.
Grande público e autoridades recepcionaram os integrantes do Batalhão Mauá em sua chegada na Estação da Estrada de Ferro Goiás, hoje Palácio dos Ferroviários |
Deixe um comentário