Header Ads

Governador nomeia novo Superintendente Regional de Saúde

Almir Fontes durante entrevista. Nomeação foi anunciada nesta sexta-feira (20).
Foto: Reprodução/TV Paranaíba
O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, atendeu a pedido feito pelo prefeito Gilmar Machado e nomeou para assumir a Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia o então secretário municipal de Saúde, Almir Fernando Loureiro Fontes. A principal atribuição do novo superintendente será efetivar a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda este ano em Uberlândia e região.

À frente da Superintendência, o médico Almir Fontes, até então responsável pela SMS, vai cuidar dos 27 municípios do Triângulo Norte e terá como metas alguns trabalhos semelhantes aos que já vinha realizando à frente da pasta em Uberlândia e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas (Cosems).

Entre as prioridades estão a regularização da entrega de medicamentos da farmácia básica, implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até o final de 2015, auxílio na equipagem do Hospital Regional de Monte Carmelo e suporte ao funcionamento do complexo hospitalar de Patrocínio.

“A regionalização vai levar alguns serviços que vão contribuir para reduzir a demanda de Uberlândia. Hoje temos a necessidade urgente de implantar o Samu, levar a Rede Cegonha a todos os municípios, saúde mental, regulação, ouvidoria; tem várias questões que precisam ser discutidas com a região para fortalecer principamente aqueles municípios que são polos de micro, para que tenham condições de absorver parte da demanda que hoje, de uma forma ou de outra, acaba sendo absorvida por Uberlândia”, avaliou Almir Fontes.

Perfil do Superintendente

Almir Fernando L. Fontes, nasceu no Rio de Janeiro-RJ. Filho de pais portugueses, aos 13 anos mudou-se para Juiz de Fora-MG onde formou-se em Medicina UFJF, em 1990. Casado com uma médica Pediatra, pai de 2 filhos, reside em Uberlândia há 14 anos.

Fez residência médica em Clínica Médica na UNICAMP-SP, Cardiologia e Ecocardiografia no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia-SP,  Ressonância Magnética Cardíaca no HCor-SP, Medicina Tradicional Chinesa (acupuntura e fitoterapia) no Hospital Servidor Público Municipal-SP.Possui Títulos de Especialista em Clínica Médica, Terapia Intensiva, Ecocardiografia e Cardiologia. Mestrado em Clinica Médica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (Telemedicina em Cardiologia). Fez estágio em Cardiologia e Ecocardiografia no Hospital Johns Hopkins University – Baltimore/EUA.

Tem diversos trabalhos científicos em Congressos Regionais e Nacionais, palestrante em Congressos de Cardiologia. Foi militante político no movimento estudantil e médico. Há 1 ano participou como missionário em expedição na África (Moçambique e África do Sul). Sempre esteve envolvido em movimentos sociais. Trabalhou como médico concursado na USP-SP, Hospitais Municipais e Estaduais de São Paulo.

Foi presidente do XX Congresso Mineiro de Cardiologia e membro da diretoria da Sociedade Mineira da Cardiologia. Faz parte do corpo clínico do Hospital Santa Genoveva, trabalhou como médico de executivos do Grupo ALGAR, Serviço de Ecocardiografia do Hospital Municipal de Uberlândia e UAI Tibery. 

Almir Fontes atualmente é médico concursado chefe do Setor de Ecocardiografia da UFU. Ela vai suceder o cirurgião dentista Daltro Catani Filho, que está no cargo desede 2002.

Fonte: Ascom/PMU

Nenhum comentário

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.