Header Ads

Igam emite informativo oficial sobre a situação da Bacia do Rio Paranaíba

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) divulgou o informativo da Bacia do Rio Paranaíba, referente ao mês de novembro. O informativo aponta a situação atual dos reservatórios que são abrangidos pela bacia em Minas Gerais, o total de chuvas nos últimos períodos e, ainda, a previsão da precipitação para o próximo trimestre. 

Foto: CBH/Araguari
De acordo com o documento, todos os reservatórios da Bacia do Rio Paranaíba - São Simão, Itumbiara, Nova Ponte e Emborcação – estão operando abaixo de sua capacidade total, sendo a situação mais crítica o reservatório de Nova Ponte, localizado na Bacia do Rio Araguari, que opera com menos de 30% de sua capacidade. Quanto ao volume útil desses reservatórios, o de São Simão, divisa dos estados de Minas e Goiás, apresenta o pior percentual, apenas 9%.

Foi constada a diminuição da precipitação nos últimos 36 anos e, na última década, as chuvas estiveram abaixo do normal. Durante os dois últimos períodos chuvosos, 2012/2013 e 2013/2014, as precipitações estiveram abaixo do normal, sendo esses períodos classificados como “muito seco”.

A previsão para novembro, dezembro e janeiro, de acordo com o IGAM, é que as chuvas ficarão dentro do esperado. No entanto, isso não significa que os níveis dos reservatórios voltarão ao normal, já que as chuvas não serão suficientes para sanar o déficit dos anos anteriores. (Fonte: CBH Araguari - http://www.cbharaguari.org.br)

Nenhum comentário

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.