Montevidéu, no Uruguai, é escolhida capital cultural ibero-americana
A cidade de Montevidéu, no Uruguai, foi escolhida este ano a capital ibero-americana da cultura. A iniciativa é da União das Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI) que reúne 27 localidades, inclusive Brasília. Ao longo de 2013, a capital uruguaia deve promover uma série de eventos artísticos, como festivais internacionais de tango, cinema, jazz, arte artes e design.
A prefeita de Montevidéu, Ana Olivera, lembrou que a cidade recebeu a mesma distinção em 1996. Segundo ela, a primeira atividade será o Desfile Ibero-Americano de Carnaval, no bairro de Carrasco, em 19 de janeiro.
A prefeita de Montevidéu, Ana Olivera, lembrou que a cidade recebeu a mesma distinção em 1996. Segundo ela, a primeira atividade será o Desfile Ibero-Americano de Carnaval, no bairro de Carrasco, em 19 de janeiro.
Ao apresentar a cidade na disputa de capital cultural, a prefeitura de Montevidéu mostrou um calendário de atividades artísticas. Na relação se destacam o Festival Internacional de Música Avançada e Cultura Contemporânea, de 9 a 13 de abril; o Fest Contrapedal, de 10 a 14 de abril; a Semana de La Cumparsita, em abril; o Festival de Desenho, em 15 de junho; o Festival de Arte Futura, em novembro, e vários eventos de tango, cinema, jazz e teatro.
Fonte: Agência Minas
Fonte: Agência Minas
Conhecer Montevideo é um privilégio desejado por poucos brasileiros por puro desconhecimento ou falta de publicidade. Naquelas ruas se bebe mais chimarrão do que no Rio Grande do Sul. A maioria vê aquele País com respeitosa indiferença, talvez fazendo uma comparação ou confundindo com o Paraguai. É pais ao nível dos de primeiro mundo. Possui população quase igual à de Brasília. Frota de veículos extremamente velha, principalmente a dos taxis que ainda possuem uma divisória de segurança entre o motorista e o passageiro. Mas o preço é baratíssimo e aceitam o pagamento em reais. Se você for lá não deixe de conhecer a feira no centro da cidade. Nessa região, somente com prédios extremamente velhos, a feira ocupa dezenas de ruas com camelôs que, na maioria, espalham suas mercadorias no chão e vendem tudo que você jamais imaginaria que alguém pudesse levar para uma feira para vender. Mesmo peças usadas de fogão, geladeira, televisão são vendidas nessas ruas. Tem de tudo: de verduras, frutas, ferramentas a peças para carro. Se os moradores reclamam dos feirantes em Araguari, pensem se nossa feira fosse igual à de lá, ocupando num mesmo dia várias ruas. Você do início da rua vê o final toda ocupada por camelôs. Só no domingo. Mas não é só isso. Conheça o mercado onde a gastronomia é exemplar, mas muito típica. Essa cidade fica às margens do Rio da Prata. Você sabia que a água do Rio Paranaíba, que passa em Araguari chega ao oceano Atlântico desaguando ao lado de Montevideo? E você sabe o significado ou como surgiu o nome Montevideo? Deixo para você descobrir. Mas não deixe de visitar uma vinícola. Eu conheci a Balsas com elegante restaurante que serve um delicioso carré de carneiro. Visite também Punta del Leste que mereceria novo comentário. Boa viagem!
ResponderExcluir