Header Ads

Tupaciguara ganha escola estadual para formação de técnicos na área aeroespacial e aeronáutica

O município de Tupaciguara vai ganhar mais uma escola estadual de nível técnico. A instituição está sendo construída e vai oferecer uma estrutura para formação básica e profissionalizante na área aeroespacial e aeronáutica. A expectativa é que 1.200 alunos sejam atendidos. Essa será a segunda escola técnica de Tupaciguara. Atualmente os jovens contam com o ensino técnico da Escola Estadual Sebastião Dias Ferraz. O Triângulo Mineiro conta com 19 escolas com essa modalidade de ensino. Desse total, 14 estão em Uberlândia.

"A construção de uma escola de ensino técnico no município de Tupaciguara é de fundamental importância por causa do perfil dela. Será uma escola diferenciada, com uma estrutura diferenciada, adaptada para atender à demanda da região, que irá receber em breve um polo de indústria aeronáutica. Além disso, esta escola de Tupaciguara e outra que está sendo construída em Sacramento, município próximo, são as duas primeiras escolas construídas em Minas em uma parceria importante com o governo federal, por meio do programa Brasil Profissionalizado,” destacou o subsecretário de Administração do Sistema Educacional, Leonardo Petrus.

A obra para construção da escola está sendo acompanhada pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), que será responsável pela administração da escola, contratação de funcionários, definição de cursos e projetos pedagógicos. A previsão é que a escola fique pronta em junho de 2013.

O recurso para a construção, da ordem de R$ 7 milhões, é resultado de convênio assinado entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e o Programa Brasil Profissionalizado do Ministério da Educação (MEC).

Brasil Profissionalizado

A iniciativa repassa recursos do governo federal para que os estados invistam em suas escolas técnicas. Criado em 2007, o Brasil Profissionalizado possibilita a modernização e a expansão das redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Os recursos repassados pelo MEC podem ser empregados em obras de infraestrutura, desenvolvimento de gestão, práticas pedagógicas e formação de professores.

Nenhum comentário

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.