Header Ads

Cidade de Goiás é homenageada com o lançamento de moeda comemorativa do Banco Central

O Banco Central do Brasil lançou a moeda comemorativa da cidade de Goiás. A cerimônia de lançamento foi realizada nesta quinta-feira, 15/11, no Palácio Conde dos Arcos, em Goiás.

Pelo conjunto arquitetônico peculiar, que se preservou sem alterações significativas desde o século XVIII, pelas suas tradições culturais seculares e pela topografia e natureza exuberantes, o centro histórico de Goiás foi inscrito pela UNESCO na lista do Patrimônio Mundial, em 16 de dezembro de 2001.

A moeda comemorativa, cunhada em prata, traz no anverso uma vista do conjunto arquitetônico da cidade, com destaque para a casa onde morou Cora Coralina, a poetisa que retratou em seus textos o cotidiano da cidade de Goiás. Compondo o reverso, um detalhe do casario típico da região ilustra um trecho do poema “Minha Cidade”, de Cora Coralina: “Eu sou estas casas encostadas cochichando umas com as outras”.

A moeda faz parte da série “Cidades Patrimônio da Humanidade no Brasil” e ainda estão previstos os lançamentos, nos próximos anos, das moedas de Diamantina, Salvador, Olinda e São Luís.

Características da moeda:
Valor de face: 5 reais
Material: prata 925/1000
Diâmetro: 40 mm
Peso: 27 g
Bordo:  serrilhado
Acabamento: proof
Tiragem inicial: 2 mil moedas
Tiragem máxima: 10 mil moedas

Como adquirir a moeda:

Quanto custará a moeda?
A moeda comemorativa custará R$ 180,00.

O pagamento pode ser feito com cheque ou cartão?
Não. O pagamento deverá ser em dinheiro.

Onde comprar?
A moeda poderá ser adquirida a partir do dia 16/11 nos guichês de atendimento do departamento do Meio Circulante (veja abaixo a lista com os endereços dos prédios das regionais do BC e os horários de funcionamento).

É possível comprar a moeda comemorativa pela internet?
Sim, por meio do sítio do Banco do Brasil, no endereço http://www.bb.com.br/. Neste caso, a moeda poderá ser comprada com débito em conta (para os correntistas do BB) ou com boleto bancário. Não será aceito cartão de crédito.

Nenhum comentário

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.