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BR-050 entra na lista de privatizações do governo Dilma Roussef

A BR-050 será uma das nove rodovias que terão trechos concedidos à iniciativa privada e cobrança de pedágios a partir do ano que vem. O anúncio da primeira fase do chamado Programa de Investimentos em Logística foi feito ontem pelo governo federal e prevê o investimento de R$ 133 bilhões na reforma e construção de estradas e ferrovias. O leilão da 050, que envolve o segmento de 410 km entre Cristalina (GO) e Delta (MG) – na divisa de Minas Gerais com São Paulo – e passa por Uberlândia, deverá ser realizado em abril de 2013 e o contrato assinado com a empresa vencedora até o fim do primeiro semestre.

A BR-050, no trecho entre Araguari e Uberlândia, que será entregue à administração de empresas particulares a partir de 2013

O pacote de concessões, que terá duração de 25 anos e o objetivo de aquecer a economia e melhorar a infraestrutura do país, conta com outros quatro trechos rodoviários em Minas Gerais que também terão a manutenção feita por empresas. São eles: BR-262 (entroncamento BR-381 com BR-101), envolvendo os estados de Minas e Espírito Santo (ES); BRs-060/153/262 (entroncamento BR-251 com BR-381), envolvendo os estados de Minas, Goiás (GO) e Distrito Federal (DF); BR-116 (divisa de Minas com o Rio de Janeiro até a divisa de Minas com a Bahia) e BR-040 (entroncamento BR-251), envolvendo os estados de Minas, GO e DF.

Completam a lista de rodovias que serão concedidas a BR-101, na Bahia (BA); a BR-153, em Tocantins (TO) e Goiás; a BR-163, no Mato Grosso (MT); e BRs-163/262/267, no Mato Grosso do Sul.

Além das concessões das BRs, que serão responsáveis pela aplicação de R$ 42 bilhões na duplicação e manutenção de estradas, o pacote terá o investimento de R$ 91 bilhões na construção de ferrovias, totalizando os R$ 133 bilhões. Do valor total, R$ 79,5 bilhões serão aplicados nos próximos cinco anos e R$ 53,5 bilhões, em até 25 anos. O planejamento das ações e o acompanhamento dos projetos serão feitos pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL), criada ontem pelo governo federal para promover a integração logística no Brasil.

Menor pedágio vencerá concorrência

O modelo de concessão de rodovias anunciado ontem pelo governo terá investimentos concentrados nos cinco primeiros anos de concessão e será selecionado o concessionário que oferecer a menor tarifa de pedágio. Esta cobrança começará quando 10% das obras estiverem concluídas e não será permitida no tráfego urbano.

Leia reportagem completa no jornal Correio de Uberlândia: Rodovia BR-050 vai ser concedida à iniciativa privada em 2013

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