Header Ads

Governo de Minas lança Polo Aeroespacial de Tupaciguara

Novo empreendimento se destacará como o mais expressivo complexo de ciência e tecnologia aeroespacial do Brasil

Minas Gerais vive um novo e importante momento na história da indústria aeronáutica. O Governo de Minas — por meio das Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Educação (SEE) e Desenvolvimento Econômico (Sede) — lança, nesta terça-feira (03), às 10h30, o Polo Aeroespacial de Tupaciguara, no Triângulo Mineiro. O empreendimento compõe o projeto do Complexo Aeronáutico de Minas, que terá mais três polos no Estado, além do Aeroporto Internacional Tancredo Neves como aerotropolis (cidade-aeroporto), inspirada em modelos bem sucedidos em outro países do mundo.

Na solenidade, haverá também o anúncio da implantação do Centro de Inovação Aeroespacial, em parceria com a empresa AXIS Aeroespacial e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Será formalizada, ainda, a ordem de serviço para a construção, no Triângulo Mineiro, da Escola Técnica do Brasil Profissionalizado, que formará profissionais para o segmento. A escolha do município de Tupaciguara, que fica a cerca de 605 km de Belo Horizonte e 70 km de Uberlândia, está relacionada diretamente aos aspectos locais de topografia e logística, ao apoio da Prefeitura Tupaciguara, além  da proximidade com o curso de Engenharia Aeronáutica da UFU.

Dentro do Complexo Aeroespacial de Minas Gerais, o Polo Aeroespacial de Tupaciguara se destacará como o mais expressivo em ciência e tecnologia aeroespacial no Brasil. As áreas estudadas e desenvolvidas são tecnologia espacial de ponta, como a hipersônica, e a propulsão a laser, dois assuntos de vanguarda no mundo.

Na oportunidade, a AXIS Aeroespacial apresentará o mock-up (maquete em tamanho real) do projeto do avião AX-2 Tupã de seis lugares, que se encontra em desenvolvimento para atender à aviação executiva com características inovadoras em conforto, baixo nível de ruído, baixo custo, alta segurança e baixos índices de emissão de poluentes. O modelo poderá fazer o primeiro voo no final de 2013. Entretanto, para comercialização, o AX-2 Tupã deverá chegar ao mercado em três anos e meio. O mock-up foi financiado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Leia reportagem completa na Agência Minas: Governo de Minas lança Polo Aeroespacial de Tupaciguara, no Triângulo Mineiro

Nenhum comentário

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.