Header Ads

Espetáculo cênico-musical "Escutatória" divulga, em Araguari, o 4.º álbum do Grupo Emcantar


Após o sucesso de Emcantar (1999), Mutirão (2003) e do Kit Parangolé (2009), o grupo Emcantar lança neste ano o seu quarto álbum: Escutatória.

Desde abri do ano em curso, o grupo realiza turnê pelos estados de Minas Gerais e São Paulo, para a apresentação do espetáculo cênico-musical "Escutatória" e condução de oficinas de aplicação de sua tecnologia educacional.

Araguari é a quarta cidade que recebe o grupo, que se apresenta gratuitamente no próximo sábado, dia 5 de maio, às 20h, no Pica Pau Country Clube.

O produto e o espetáculo são apresentados pelo Instituto Algar de Responsabilidade Social, com incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e do Governo de Minas Gerais.

O álbum

Resultado das vivências e experiências do grupo, o Álbum Escutatória é composto por 14 canções inéditas e um conto, chamado Vagamento Pensalume. Com formato diferenciado (18X18 cm), em tamanho similar ao vinil EP – Extended Play, e cerca de 90 páginas ilustradas pelo artista plástico, Hélio de Lima, o álbum proporciona também uma interação com o leitor na seção “Oficina do Quinca”, que traz ensinamentos sobre a fabricação artesanal de um caleidoscópio e um catavento.

O repertório apresentado é totalmente inédito, composto pelos integrantes do Emcantar. As canções passam por temas como a valorização da coletividade, da cultura popular e da brincadeira (em “A Roda”, “Brincadeira” e “Cirandeiro”), da contemplação da natureza (em “Lua Rara” e “Pé-D’água”), da problemática ambiental (em “Terra Marimbondo”), da observação lúdica do mundo (em “Olho da Mina”, “Vagamento”, “Paisagens de Passagem” e “O Olho da Coruja”) e da criação artística numa perspectiva existencial (em “Versejar” e “Escultura”). O repertório conta também com temas instrumentais, caso de “Passeio de Trem”, “Caleidoscopia” e “Vento Alegre”.

O conto Vagamento Pensalume, de Marco Aurélio Querubim, abre o encarte do álbum e interage com as canções e o espetáculo.  Trata-se de uma história contada por um menino que visita uma fazenda e que, estimulado pelo contato com os vagalumes, sonha uma aventura protagonizada por personagens lúdicos de um universo imaginário. Estes personagens – Vagamento, o vento Zéfiro e Cirandeiro – vivem uma saga que tem por objetivo recuperar a alegria e as cores do povo pálido de Vento Alegre, numa metáfora que nos leva a pensar na desumanização da sociedade contemporânea, e no poder de humanização característico da experiência artística.

Escutatória – Espetáculo

O espetáculo Escutatória tem o formato de um musical, em que as linguagens da música e do teatro se mesclam, estando as canções permeadas por cenas, coreografias, cenários, figurinos e textos.

Segundo Marco Aurélio Querubim, diretor e fundador do Emcantar, o espetáculo foi concebido a partir de um exercício coletivo de criatividade em que quem conta um conto aumenta um ponto na multiplicação das ideias para a construção de uma escultura de histórias.

“O espetáculo é um trabalho totalmente autoral resultante de um amadurecimento do grupo. É leve,  dinâmico, inventivo e afetivo, feito por pessoas alegres, que convidam o público a perceber a grandeza no pequeno das coisas", comenta Querubim.

Em cena, Querubim interpreta Cirandeiro, um personagem misterioso e excêntrico que perpassa todo o espetáculo conduzindo uma janela cheia de bugigangas, enfeites, brinquedos e instrumentos feitos de garrafas pet, latas de extrato, garrafas de vidro, guizos, etc. “Tudo isso é uma continuação iniciada com o espetáculo Parangolé, que trabalha com objetos reutilizáveis para a exploração do som e da imagem”, acrescenta.

O figurino do espetáculo Escutatória foi construído por Deferson Melo (que também colabora na concepção do espetáculo) a partir do universo imaginário proporcionado pelo conto Vagamento Pensalume, e associado a impressões de obras e conceitos que marcaram a história da formação individual dos artistas do grupo Emcantar.

Tecnologia Educacional

Além de nomear os novos álbum e espetáculo do Emcantar, Escutatória é o nome da tecnologia educacional desenvolvida pelo grupo em sua trajetória de produção artística e em seus projetos de arte-educação com crianças, jovens e adultos realizados nos 15 anos de atuação do grupo. A tecnologia educacional Escutatória é baseada no argumento de que todos os indivíduos possuem a arte dentro de si e, como, no álbum, nela também o caleidoscópio é a metáfora epistemológica para o potencial criativo, que irradia em todo o processo de formação cultural perseguido pelo Emcantar.

O lançamento de Escutatória engloba também a publicação da Tecnologia Educacional no site do grupo (www.emcantar.org) estando, desta forma, disponível gratuitamente para download e aplicação em escolas, grupos de pessoas, comunidades e empresas.

Nas cidades de realização da turnê são conduzidas oficinas de aplicação da tecnologia educacional Escutatória, tendo como público alvo educadores da rede pública de ensino fundamental. 

Serviço

O quê: Emcantar - Espetáculo Escutatória
Quando e Onde: 5 de maio, às 20h, no Pica Pau Country Clube
Quanto: Gratuito
Não é necessária a retirada de ingressos antecipadamente.

Produto

Artista: Emcantar
Álbum: Escutatória
Quanto: R$30,00 (em média)
Pontos de venda: shows e internet (www.emcantar.org)

Nenhum comentário

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.