Header Ads

Roteiro cultural resgata a história dos irmãos Naves

por Cláudio José de Sousa

Na última quarta-feira (07) realizou-se em Araguari, no Palácio dos Ferroviários, o lançamento da temporada 2012 do roteiro histórico-cultural, cujo tema é trilhado na comovente história dos Irmãos Naves. Na oportunidade houve ainda o lançamento do Mapa Turístico do município e a apresentação do Vídeo-Depoimento “Irmãos Naves – Memória e Oralidade”.

O roteiro, intitulado “Irmãos Naves – uma experiência sensorial”, prevê a realização de visitas técnicas aos lugares onde alguns fatos se desenrolaram, como a Casa da Cultura “Abdala Mameri”, a Associação Goiás Atlética, a antiga Secretaria de Obras, etc., além de exposição fotográfica, apresentação de peça teatral, exibição de vídeo, dentre outros. Enfim, um verdadeiro roteiro histórico-cultural oferecido à população que se sujeitará a uma marcante experiência sensorial e reflexiva sobre um dos maiores erros judiciários ocorridos no Brasil.

O projeto que direcionou a implantação deste roteiro fora idealizado pela Fundação Araguarina de Educação e Cultura – FAEC, tendo sido executado pela primeira vez no ano de 2008, por iniciativa da Divisão de Patrimônio Histórico e do Arquivo Histórico e Museu “Dr. Calil Porto”. Vale ressaltar ainda que, devido a sua representatividade, tal projeto fora incluído como atividade patrimonial da FAEC nos dossiês enviados ao IEPHA, nos anos de 2008, 2009 e 2010.

Visando ampliar as condições para executá-lo em 2012, a FAEC buscou a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, bem como do Conselho Municipal de Turismo - COMTUR, uma vez que este tem por objetivo formular, debater, orientar e promover a política municipal de turismo de forma democrática, possibilitando o incremento e o desenvolvimento da atividade turística no município.

Nessa perspectiva, nos dias 10, 17, 24 e 31 de março (próximos sábados) haverá a apresentação do espetáculo teatral “O Caso dos Irmãos Naves”, como parte do roteiro, a realizar-se na Galeria Municipal de Artes e Cine Teatro, às 14 horas, com entrada franca. No mesmo local, o público também poderá contemplar a exposição de fotos e documentos relacionados ao “Caso”, idealizada e organizada pelo Arquivo Histórico de nosso município.

Agendamentos e reservas poderão ser efetuados, sem nenhum custo, diretamente na FAEC, situada à Rua Brasil Aciolly, 86 – Centro.

Mais informações pelos telefones (34) 3690-3220 e (34) 3690-3043.

Cine Rex, local da primeira exibição do filme sobre a história
dos Naves (Foto: Arquivo Público Municipal)

Nenhum comentário

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.