Header Ads

Sinalização para radares deixa de ser obrigatória


Os motoristas não precisam ser mais avisados da presença de radares fixos ou móveis nas ruas e estradas do país. Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em vigor desde a última quinta-feira (22) derrubou a obrigatoriedade da instalação de placas de informação antes dos equipamentos de fiscalização eletrônica.

Apesar de abolir a instalação dos avisos, a resolução estabelece que os radares não podem estar escondidos da visão dos motoristas. Até 2003, a presença das placas era obrigatória. A norma foi revogada, mas entrou novamente em vigor em 2006.

O Contran também flexibilizou outras exigências em relação aos radares móveis, que foram liberados em trechos de rodovias sem sinalização de velocidade máxima. O conselho também dispensou a realização de estudo prévio para a presença desses equipamentos em estradas. Agora, qualquer ponto pode ser alvo de fiscalização eletrônica com radares de velocidade.

Fonte: Agência Brasil

2 comentários:

  1. Bem entendido que não precisa avisar que tem radar, mas não pode esconder o local desse sensor, mas se a autoridade resolver esconder ficará claro que o objetivo é arrecadar, ou seja, multa a cada minuto. Acaba sendo uma tremenda punição, quando o objetivo do radar deveria ser educar. De qualquer forma, agradando ou não, é mais uma atitude para diminuir o número de mortes que está atingindo 40 mil pessoas por ano. O mais importante a ser conseguido é criar o hábito em relação ao respeito às normas de trânsito. Mas os profissionais da fiscalização de trânsito dizem que a ampla visão da sinalização não impede as infrações e manobras bruscas. Essa nova resolução, se dependesse de alguns desses profissionais, poderia ser pior: muitos sugeriram que os radares ficassem completamente ocultos da visão dos motoristas.

    ResponderExcluir
  2. o pais dos imposto cria mais uma lei para arecardar dinheiro ese sim seria o titulo correto para a materia, isso e um brincadeira mesmo

    ResponderExcluir

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.