Header Ads

Peruano Vargas Llosa ganha Nobel de Literatura

vargas llosa

O escritor, dramaturgo e ensaísta peruano Mário Vargas Llosa – autor de Pantaleão e as Visitadoras, A Casa Verde, A Festa do Bode, entre outros livros – é o novo vencedor do prêmio Nobel de Literatura. O prêmio foi anunciado no começo desta manhã (horário de Brasília) na sede da Academia Real Sueca, em Estocolmo.

Vargas Llosa é um dos principais escritores vivos em língua espanhola e um dos mais premiados. Além do Nobel 2010, o autor acumula entre diversos prêmios o Prêmio Nacional de Novela do Peru (1967), o Príncipe das Astúrias de Letras (1986) e o Premio Cervantes (1994), esses dois últimos na Espanha.

Membro da Academia Peruana de Línguas e da Real Academia Española, o autor também é reconhecido por títulos de doutor honoris causa nas universidades de Lima (Peru), Yale e Havard (Estados Unidos), Oxford (Inglaterra), Universidade Europeia de Madrid, e Sorbonne (França).

Em 1990, Vargas Llosa foi candidato à Presidência da República e perdeu a eleição para Alberto Fujimori.

Fonte: Agência Brasil

3 comentários:

  1. Vai para Mário Vargas Llosa o prêmio Nobel da Literatura. Isto é prêmio mais que merecido... O negócio agora é revisitar os livros que já lemos e ler os que não lemos. Maravilha!!!!

    ResponderExcluir
  2. "Cartas de um jovem Escritor". Com esta obra o Mário ensina um jovem a ser escritor. Divino. Magistral. Fora-de-série. O escritor demonstra ser um mestre na arte de ensinar até mesmo o pulo do gato. Demorou!

    ResponderExcluir
  3. Já que você vai revisitar leia "Pantaleão e as Visitadoras". Ao narrar a história como se fosse uma ficção, acabou surpreendendo o comandante do quartel que criou as visitadoras para amenizar os ânimos dos soldados que viviam na selva amazônica. Ele disse agora em entrevista que a literatura é a última trincheira de combate à ditadura. Seus livros em sua maioria, segundo ele, foram inspirados em casos de sua vida. Enquanto isso, todos os cidadãos cultos do país aguardam uma premiação semelhante, mas das 200 melhores faculdades do mundo nenhuma fica no Brasil...

    ResponderExcluir

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.