Header Ads

Agricultor de Araguari investe na produção de tomate grape

O controle de qualidade é só um diferencial neste tipo de produção.
Foto: Gazeta do Triângulo
por Luiz Muilla no jornal Gazeta do Triângulo, hoje:

O tomate sweet grape se tornou uma realidade na agricultura do município. Depois de Edson Trebeschi, agora chegou a vez de Irineu Montina apostar nessa novidade. O paranaense é um araguarino de coração, se destacando como produtor rural e desportista. Hoje, sem dúvida, um homem respeitado por todos.

Irineu Montina (foto) trabalha com lavouras de café e tomate desde que veio para Araguari, mas neste ano se sentiu atraído pelo sweet grape, ou tomate uva, como é conhecido por muitos. O produtor rural não mediu esforços e montou uma estrutura invejável na fazenda Santa Paula, região da Contenda, produzindo atualmente dez toneladas a cada mês.

O cultivo é feito em ambiente controlado, dentro de estufas gigantes (seis blocos de 45 x 28 metros), com irrigação automatizada e uma grande preocupação com a higiene, principalmente na colheita. No chão, uma espécie de tapete faz parte do controle sanitário. Dessa forma, os alimentos têm maiores possibilidades de se desenvolver saudáveis, apresentando uma qualidade superior, uma vez que os tomates são muito sensíveis à ação do tempo e de pragas.


“Trabalho com tomates há 14 anos e a partir de 2010 estou vivendo uma experiência diferente, pois se trata de um produto que não usa agrotóxico. O investimento foi alto, mas os resultados são ótimos, comprovando a eficiência do processo”, observou Irineu Montina, ressaltando que, cada estufa, abriga 2.600 pés plantados em vasos. “A lavoura dura cerca de seis meses. Para isso, contratamos homens e mulheres, devidamente regularizados junto ao Ministério do Trabalho”.

O tomate sweet grape foi desenvolvido no Japão e há cinco anos é produzido aqui no Brasil. Muita gente confunde com o tomate cereja, porque ele é um tomate pequeno, mas não. Trata-se de um fruto mais alongado, que tem mais altura que diâmetro, por isso assemelha-se ao formato de uma uva, e pelo sabor, determinado pelo alto teor de brix, que é o teor de açúcar.

SWEET GRAPE NO BRASIL

PRODUTORES: 250
DISTRIBUIDORES: 10
CULTIVO: em estufas
PRODUTIVIDADE: geralmente de 6 a 10 quilos por planta
PRODUÇÃO ATUAL: 1,7 mil toneladas
PRODUÇÃO ESTIMADA PARA 2013: 89 mil toneladas
PESO MÉDIO DO FRUTO: 12 g
TEOR DE AÇÚCAR: Grau Brix mínimo de 6

Acompanhe o Portal de Araguari no Twitter

Um comentário:

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.