Header Ads

Água fresca de Goiandira

Aristeu Nogueira Soares

Uma profecia de Dom Bosco, ainda do século XIX, dizia que "entre os paralelos de 15º e 20º, partindo de um ponto onde se formava um lago, surgiria a terra prometida". Brasília, situada nas proximidades do paralelo de 15º, era tida pelos místicos da cidade como a "terra prometida", vislumbrada por Dom Bosco, mas na realidade a bendita terra prometida estaria mais em baixo no paralelo 18º.

No ano de 2.500 DC, após tantos maus tratos à Natureza, o homem viu-se diante um fenômeno extraordinário de resposta natural às suas devastações: A Terra inclinou-se em três graus em relação ao seu eixo, no sentido sul-norte. Tal movimento, ocorrido devido ao peso dos derretimentos glaciais, inverteu em muitos pontos a declividade dos terrenos. Mares desaguaram-se nos rios e regatos retrocederam seus cursos. Grandes alagamentos invadiram culturas tornando-se águas impróprias para o consumo humano devido a pesticidas mutáveis.

Uma localidade urbana, localizada com privilégio no novo centro anti-gravitacional do planeta, tornou-se a metrópole mundial! O centro do mundo verteu-se para Goiandira, a Terra Prometida, branca como leite e de água doce como mel.

Este Oásis da Nova Terra tornou-se a única ligação entre a água potável e seus consumidores diretos. O grande lago submerso, intitulado como Aqüífero Guarani, possibilitou a formação, ali e somente ali, de gêiseres tão valiosos quanto à vida.

Água-iandira tornou-se a grande empresa de abastecimento mundial com a utilização de tais fontes, protegida por um exército muito poderoso.

Como santuário e celeiro de abastecimento de todos os povos, o governante goiandirano Homérick também dita regras de convivência ao novo mundo sem fronteiras...

Aristeu Nogueira Soares é autor do blog Doença Crônica

2 comentários:

  1. Trata-se tal texto de uma sinópse de um curta metragem, muito curta, que está sendo desenvolvido para postagem no Youtube. É uma filmagem com efeitos animados por artista da cidade, um Spilbergoianinho...

    ResponderExcluir
  2. Dom Bosco teve esse sonho profético em 1863, devidamente registrado em suas anotações. Neste, ele viajava por toda a América do Sul, inclusive o Brasil, onde esteve em visita aos colégios e aos centros salesianos dos quais ele era o superior Geral. O principal desta profecia é o que seria referente ao planalto central brasileiro: “Eu enxergava nas vísceras das montanhas e nas profundas da planície. Tinha, sob os olhos, as riquezas incomparáveis dessas regiões, as quais, um dia, serão descobertas. Eu via numerosos minérios de metais preciosos, jazidas inesgotáveis de carvão de pedra, de depósitos de petróleo tão abundantes, como jamais se acharam noutros lugares. Mas não era tudo. Entre os graus 15 e 20, existia um seio de terra bastante largo e longo, que partia de um ponto onde se formava um lago. E então uma voz me disse, repetidamente: ‘Quando vierem escavar os minerais ocultos no meio destes montes, surgirá aqui a Terra da Promissão, fluente de leite e mel. Será uma riqueza inconcebível.“
    Na versão que se encontra na famosa obra de Lemoyne: Memórias Autobiográficas de Dom Bosco, vol VII, pp. 169 a 171, Dom Bosco, parece que gostaria que seus sonhos fossem tidos como parábolas, daí pode até surgir um filme de longa metragem, a depender das variadas interpretações, mas sobre isso disse o seguinte: “É verdade que quem sonha não raciocina, todavia, eu, que lhes contaria até mesmo os meus pecados, se não tivesse medo de fazer que vocês todos fugissem e fazer cair a casa, lhes conto isso para utilidade espiritual de vocês.”
    E vários sonhos se cumpriram, mas como ele fazia previsões de ordem econômica, enxergava as entranhas das montanhas (extraordinário dom de clarividência se estive acordado). Portanto, falta ainda descobrirem o petróleo em nossa região. Quando estivermos procurando talvez encontremos essa preciosidade. O lago já existe, o Paranoá, em Brasília, às margens do qual foi erguido um santuário em sua homenagem (Hermida Dom Bosco). Ele poderia ter falado represa... O Paranoá também é. Quem sabe em Goiandira existe petróleo? Afinal de norte a sul do país, inclusive Guianas, Venezuela, Argentina, todos encontraram petróleo a baixo custo de produção, porque somente nós temos no pré-sal a custos elevadíssimos? Já procuraram petróleo em Goiandira? Já estou pensando em instalar uma imobiliária lá, tudo vai começar a se valorizar! Mas eu e o Hamatis cremos que essas descobertas ocorrerão muito antes de 2.500. Quem viver verá.
    Natal

    ResponderExcluir

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.