Header Ads

Araguari relata sua experiência em preservação em Fórum de Belo Horizonte

Da Caixa Postal do JORNAL DE ARAGUARI

Enviada pela Divisão de Patrimônio Histórico da FAEC:

"A Diretora [Janine Pereira de Souza Alarcão] da Divisão de Patrimônio Histórico da FAEC-Fundação Araguarina de Educação e Cultura vai a Belo Horizonte este fim de semana, relatar a experiência sobre a preservação cultural no município. A viagem atende convite dos organizadores do 1º Fórum Mineiro Agentes do Patrimônio – Mestres e Conselheiros.

A cidade de Araguari foi indicada por integrantes do Instituto de Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, devido ao trabalho exemplar realizado anualmente no ICMS Cultural. Com uma das melhores pontuações no Triangulo Mineiro, a cidade possui mais de dez anos de caminhada em busca da preservação de nossa história.

Outro fator que nos coloca em destaque é a existência em nossa cidade do único conjunto cultural tombado a nível Estadual no Triângulo. Os cuidados com o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Antiga Estação da Estrada de Ferro Goiás, representado pelo Palácio dos Ferroviários, atesta o mérito de Araguari na participação do evento.

A experiência de Araguari dividirá trabalhos com especialistas de renome nacional em preservação, tal como Jorge Abdul Askar, arquiteto do IEPHA-Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, e DMarcos Paulo de Souza Miranda, Promotor de Justiça e Coordenador da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural de Minas Gerais.

Mais uma vez nossa história nos destaca como cidade referência em Patrimônio Cultural, sendo a única representante da região neste evento Estadual."

2 comentários:

  1. ISSO VEM COROAR O TRABALHO DA EQUIPE DA DIVISÃO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO, HOJE DIRIGIDA POR JANINE ALARCÃO, SENDO ELA A REPRESENTANTE DE ARAGUARI EM BELO HORIZONTE.

    SUAS DESPESAS DE VIAGEM E ESTADA NA CAPITAL MINEIRA SERÃO ARCADAS PELA ORGANIZAÇÃO DO 1° FORUM MINEIRO QUE FEZ QUESTÃO DE PAGÁ-LAS PARA NÃO CORRER O RISCO DE ARAGUARI NÃO ESTAR PRESENTE NO FÓRUM (isso está registrado em e-mail recebido pela Divisão) DEVIDO A FALTA DE VERBA DA FAEC EM FINAL DE MANDATO.

    ESSE RECONHECIMENTO DO IEPHA/MG, INDICANDO ARAGUARI E DESTACANDO O TRABALHO REALIZADO PELA DIVISÃO DE PATRIMONIO HISTÓRICO, DEMONSTRA O VALOR QUE MINAS GERAIS DÁ AO SEU PATRIMÔNIO CULTURAL, EXEMPLO QUE DEVE SER SEGUIDO, TAMBÉM, POR TODOS NÓS ARAGUARINOS: VALORIZAR O QUE É NOSSO E PRESERVAR NOSSA HERANÇA CULTURAL.

    Alessandre H. de Campos
    Presidente do Conselho Deliberativo Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Araguari.

    ResponderExcluir
  2. Creio que devem todos os cidadãos estar agradecidos pelo trabalho de todas essas pessoas. Muitos trabalharam para isso e estão anônimas. Não importa é assim mesmo que funciona o trabalho em equipe, em parcerias bem sucedidas. Mas e agora? Ficaremos inertes com esse trófeu? Ficaremos maravilhados olhando para o próprio pé e embevecidos aguardando o quê? Falta agora organizar os destinos turísticos para explorar e permitir se auto-pagar a própria manutenção desse patrimônio. Não é somente isso. Essa atividade é do interesse dos donos de hotéis e restaurantes, clubes, empresas de turismo, publicitários, escolas de turismo, empresas de recuperação de antiguidades, etc. Pessoal, isso pode ser somente o começo.
    Parabéns, a todos!
    Natal Fernando

    ResponderExcluir

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.