Header Ads

Fôlego de sete gatos

Miguel de Oliveira, mal saindo de uma ressaca eleitoral em que o candidato que apoiou não obteve o resultado desejado, realizou exame médico logo após a eleição, no dia 5 deste mês, no Centro de Diagnóstico do Coração , Edifício Douglas Sanches, com o especialista Salustiano Pereira de Araujo, a conselho do cardiologista José Maria de Melo, pois vinha sentindo aumento na freqüência de vertigens.

Foi apurar (como diz ele mesmo) como andava o entupimento das suas " galerias" (artérias carótidas responsáveis pela irrigação de sangue no cérebro). Já estava com a camioneta carregada para seguir para a fazenda em Goiás.

No dia 6 foi buscar o resultado do exame e, ao ler o laudo do médico Salustiano, diz que bateu nele um medo danado. Rápido,levou dito laudo ao José Maria. E este , como Salustiano também havia dito, desaconselhou a viagem à fazenda - e já foi marcando por telefone imediato cateterismo com o cardiologista Roberto Botelho, em Uberlândia, para a manhã do dia 7. Disse ainda a Miguel que tentasse vaga para cirurgia imediata. E na data marcada o irrequieto paciente seguiu para o Hospital Santa Genoveva, para o cateterismo com Roberto Botelho, na parte de coração e, na de exame da carótida, com Renato Vilela Ribeiro,tudo de uma só tacada.

Terminado o cateterismo, assanhado para voltar a Araguari e ir para a Fazenda, ouviu, contrariado, a sentença pelo dr. Renato: "Daquí, Dr. Miguel, o senhor só sai se assinar para mim, com sua esposa, um termo de responsabilidade. O assunto é sério, todo tipo de tratamento nesse caso tem risco, o senhor não deve voltar para casa com esse grau de entupimento da carótida que subiu de 65% para mais de 80%. Vou ligar agora para suas duas filhas, em Brasilia, para conhecimento e presença."

No Santa Genoveva teve como médico acompanhante o cardiologista Marcelo Kleiman Arantes. Teve que optar entre dois procedimentos: se faria o tratamento por angioplastia, pelas veias, ou se por cirurgia, externa, no pescoço. Depois de ouvir todas as opiniões optou pela cirurgia com os médicos Paulo Cesar Santos e Claudio Ribeiro da Cunha, especializados na área.

A intervenção cirúrgica bem sucedida durou duas horas na madrugada de 14 deste, permanecendo na UTI até o meio dia de 15.10; à tarde da mesma data já era visto passeando nos corredores do Hospital. Dia 16 teve alta. Ainda sem voz, pois as cordas vocais ficaram afetadas temporariamente, já está em casa.

O pessoal de serviço no Hospital Santa Genoveva comentava com Dona Nilcéa: "Ninguém acredita que o seu marido vá fazer 80 anos... Estamos acostumados com pacientes dessa idade e não vimos nenhum ainda com essa energia...".

Os amigos, familiares e companheiros, estão satisfeitos. O homem parece, mesmo, ter fôlego de sete gatos...

Um comentário:

  1. foleando "virtual" nosso Gazeta, deparo com meu ídolo Miguel de Oliveira (tinha eu doze anos) e aprendi a cantar "pra acabar com a poeira Só miguel de oliveira... é por isso que digo não tem mais castigo miguel vai ganhar" MENINOS EU VI. hoje aos sessenta, longe.., perto molha meu rosto uma sentida lágrima de saudade.

    ResponderExcluir

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.