Header Ads

Livro destaca importância da obra de Geraldo França de Lima

Lançamento do livro e vernissage marcam noite de homenagens da Universidade Federal de Uberlândia ao escritor araguarino. Eventos com entrada franca acontecem nesta quinta-feira (20), na Casa da Cultura de Araguari 





A Diretoria de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Dicult/Proex/UFU) e a Prefeitura Municipal de Araguari lançarão o livro "Geraldo França de Lima: Um escritor em perspectiva", dos autores Betina Ribeiro e Leonardo Francisco Soares, professores do Instituto de Letras e Linguística (Ileel/UFU). O evento acontecerá na Casa da Cultura "Abdala Mameri", em Araguari, às 19h30, nesta quinta-feira (20/04), com entrada franca.

Amigo de Guimarães Rosa, Geraldo França de Lima foi um romancista que valorizava o local em conexão com o regional e o universal como elementos de reconhecimento de identidades recriadas ao longo de um passado memorialístico e, naturalmente, criativo.

De acordo com os autores, o livro tem o intuito de ressaltar o trabalho do escritor araguarino, "que não é conhecido pelo grande público, mas foi consagrado pela crítica e bastante premiado por sua carreira. Desse modo, a obra resgata a importância de Geraldo França de Lima para a Literatura Brasileira e desvela elementos e exercícios escriturais significativos de uma cultura distanciada do eixo tradicionalmente convencional."

Além do lançamento da obra e de uma mesa-redonda com a presença dos autores, o evento contará com a vernissage do artista araguarino Julio Monteiro, "Visitando Serras Azuis", uma performance em reverência a Geraldo França de Lima, com o ator uberlandense Flávio Arcioli, e a apresentação da Orquestra Popular do Cerrado, com regência do professor Alexandre Teixeira, do Curso de Música/Instituto de Artes da UFU.

O homenageado

Geraldo França de Lima foi advogado e professor universitário. Nasceu em Araguari, em 24 de abril de 1914. Em 1990, foi empossado na Academia Brasileira de Letras. "Serras Azuis", nome dado por Guimarães Rosa, foi seu primeiro livro, lançado em 1961. O escritor faleceu no Rio de Janeiro, em 22 de março de 2003, deixando uma rica bibliografia composta de 14 obras publicadas. (Clique aqui para conferir biografia oficial do escritor)

Serviços:
Lançamento do livro "Geraldo França de Lima: Um escritor em perspectiva" e
Vernissage do artista araguarino Julio Monteiro, "Visitando Serras Azuis".
Data: 20/04/2017 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Casa da Cultura "Abdala Mameri(Rua Virgílio de Melo Franco, 1098 - Centro - Araguari)
Evento gratuito

Fonte da notícia: Portal de Eventos da UFU
Ilustração de Geraldo França de Lima: Luís Jardim
Capa do livro: Reprodução/Facebook



Nenhum comentário

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.