Header Ads

Vinho com moderação garante uma vida mais saudável

Nutricionista aponta os benefícios do consumo consciente do destilado de uvas para a terceira idade


O vinho tem sua origem muito antes do nascimento de Cristo. Depois de agraciar os paladares de egípcios, gregos e romanos na Idade Antiga e carregar em sua simbologia boas celebrações e sofisticação no paladar de quem o consome, a bebida extraída de uvas é um verdadeiro brinde à saúde. E atualmente a ciência passou a recomendar a apreciação moderada da bebida-alimento até para idosos, pois novas descobertas científicas mostraram seus benefícios contra o Alzheimer e outras patologias que chegam com a idade.

Um estudo desenvolvido pela Universidade Yamanashi – no Japão, descobriu compostos no vinho que inibem uma enzima responsável pelo aparecimento do mal de Alzheimer. Mas não é somente este o benefício do consumo de vinho por quem já passou dos 60 anos. Especialistas afirmam que se o vinho for apreciado em doses moderadas, pode blindar o corpo também de doenças cardíacas e a demência da velhice.

Além disso, o vinho possui em sua fórmula um componente que ajuda a reduzir as quedas em idosos. É o resveratrol, que também é encontrado em chás, cebola e tomate. Esta substância, segundo pesquisadores, evita a morte de neurônios, melhorando o desempenho motor das pessoas mais velhas. Entretanto, a nutricionista e consultora especializada Sálua Rodrigues, informa que os benefícios da substância são melhor percebidos com o suporte de uma alimentação saudável e prática de atividade física. “O resveratrol tem obtido destaque por ser uma substância que possui ação antioxidante e antiinflamatória, que dentre outras vantagens, inibe a ação de células cancerígenas”, comenta a especialista.

Goles de saúde a vida toda

O vinho é considerado alimento por fornecer ao organismo alguns elementos que contribuem para sua formação, manutenção e desenvolvimento. Na lista de mais de 200 substâncias presentes na bebida-alimento, estão o cálcio, o fósforo, ferro e vitaminas do complexo B. Portanto, o consumo moderado durante a vida nos previne de alguns males. Para Sálua Rodrigues, o vinho traz benesses desde mais jovens. “Com o passar dos anos, corremos o risco de doenças crônicas não transmissíveis (ligadas á alimentação) aumenta e nosso metabolismo fica mais lento. Um cálice de vinho ao dia contribui para combate aos radicais livres. Portanto, o consumo de vinho ao longo dos anos só apresenta benefícios”, pontua a especialista.

Existe mais uma característica boa do consumo do destilado de uvas: a proteção do sistema cardiovascular, isto porque o vinho é rico em antioxidantes que ajudam a controlar uma proteína que está envolvida na formação de sinais precoces de doenças arteriais, como as camadas de gordura nas paredes das artérias.

Nenhum comentário

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.