Header Ads

Filme contemplado por edital da Secretaria de Estado de Cultura é premiado em Taiwan

Viabilizado pelo Filme em Minas, “Marina não vai à praia” vence como Melhor Curta de Ficção no Festival Internacional de Cinema Infantil  

“Marina não vai à praia” conquistou a admiração do júri do Festival Internacional de Cinema Infantil de Taiwan. 
Foto: Divulgação

Do outro lado do mundo, uma produção viabilizada por edital da Secretaria de Estado de Cultura (Sec) vence premiação e projeta o audiovisual mineiro em evento que envolve várias nacionalidades. O filme “Marina não vai à praia” conquistou a admiração do júri do Festival Internacional de Cinema Infantil de Taiwan e venceu o Prêmio de Melhor Curta de Ficção na edição do evento em 2016, que aconteceu na cidade de Taipé.

Incentivado pelo programa Filme em Minas, promovido pela Sec, a obra do diretor e roteirista Cássio Pereira dos Santos conta a história de Marina, uma adolescente com síndrome de Down que sonha em conhecer o mar. Rodado na pequena cidade mineira de Cruzeiro da Fortaleza, município onde o cineasta cresceu, o curta estreou na Mostra de Cinema de Tiradentes e já passou por mais de 50 festivais nacionais e internacionais, tendo acumulado 20 prêmios no currículo.

Cássio dos Santos, diretor e roteirista. 
Foto: Divulgação
Cássio dos Santos brinca que o Filme em Minas agiu num elo incomum da cadeia de produção. “Li sobre as inscrições no edital e pensei que seria um bom momento para colocar em prática a ideia de escrever um novo roteiro. No período em que o Filme em Minas estava aberto foi quando comecei o projeto de ‘Marina não vai à praia’. É coisa rara agentes culturais entrarem numa seleção dessas sem nada iniciado”, confessa o diretor, que afirma ter sido incentivado pelo Filme em Minas antes mesmo da ideia do seu curta.

O diretor e roteirista

Cássio Pereira dos Santos nasceu em Patos de Minas e passou a infância em Cruzeiro da Fortaleza, cidade onde o projeto foi rodado. Estudou cinema na Universidade de Brasília e atualmente vive em Uberlândia, MG, onde acaba de fundar a produtora Campo Cerrado, ao lado da irmã Erika Persan, que é atriz e produtora.

Atualmente eles preparam as filmagens de um novo curta e desenvolvem os projetos de dois longas-metragens: “Valentina” e “A Terra e os Sonhos”. Este último foi contemplado no edital de desenvolvimento de projetos da Companha do Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais - Codemig.

Premiações e participação em festivais

“Marina não vai à praia” venceu os prêmios além da categoria Melhor Curta de Ficção do Festival Internacional de Cinema Infantil de Taiwan (2016), Melhor Curta Live-Action no Festival Internacional de Cinema Infantil de Nova York (2015); Prêmio Solé Tura, na Espanha (2015); Prêmio Aquisição Canal Brasil (2014); Melhor Roteiro no Cine Ceará (2014); Melhor Roteiro no Curta Taquary (2014); Prêmio Brasil de Cinema Infantil do Festival Internacional de Cinema Infantil Vencedor do Prix Jeuneusse Iberoamericano, no Rio de Janeiro (2014).

O curta também foi selecionado para os seguintes eventos de cinema: Festival de Curtas de Aspen, premiére internacional (EUA-2014), Festival de Giffoni (Itália-2014), Festival de Cinema Infantil de Chicago (EUA-2014), Festival de Cinema de Whistler (Canadá-2015), Festival de Curtas de Hamburgo (Alemanha-2015).

Nenhum comentário

Os comentários neste blog passam por moderação, o que confere
ao editor o direito de publicá-los ou não.