Campanha na BR-050 alerta motoristas para os riscos e punição por pane seca
De abril a junho deste ano, a MGO Rodovias registrou 869 atendimentos a motoristas de veículos sem combustível na BR-050 e, em 291 dessas ocorrências, foi necessário também apoio com guinchos leves ou guinchos pesados da concessionária. Somente no trecho de Minas Gerais sob concessão (218,1 quilômetros) foram 617 ocorrências de pane seca e no trecho de Goiás (218,5 quilômetros): 252 ocorrências.
Esse número expressivo de atendimentos dessa natureza levou a MGO a realizar uma campanha de conscientização dos motoristas que trafegam pela BR-050 para que não deixem de abastecer seus veículos antes de viajar. Nas praças de pedágio da concessionária foi entregue nos dias 24, 25 e 26/07 (sexta-feira a domingo) um folheto de alerta para os riscos e punição aos quais os motoristas estão sujeitos. A entrega de folhetos vai se repetir nos dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto. A previsão da concessionária é distribuir um total de 90 mil folhetos.
A chamada “pane seca” ocorre quando o veículo não tem mais combustível para funcionar. Evitar que isso ocorra é obrigação de todo motorista, mas muitos têm o péssimo hábito de transitar sempre com o tanque de combustível na reserva, correndo o risco de parar a qualquer momento.
Punição - Quando isso ocorre, o motorista relapso infringe dois artigos do CTB (Código de Trânsito Brasileiro): o artigo 27, segundo o qual “antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o condutor deverá verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, bem como assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino”.
Já o artigo 180 define como infração de natureza média, deixar o veículo imobilizado na via por falta de combustível, independente de estar atrapalhando ou tumultuando o tráfego de carros. A penalidade prevista no CTB é multa no valor de R$ 85,13 e quatro pontos no prontuário, além da remoção do carro, dependendo do local. Na BR-050, a autuação é feita pela Polícia Rodoviária Federal – PRF, responsável pelo policiamento e fiscalização na rodovia, sempre que constatada a infração.
Problemas mecânicos – A “pane seca” pode provocar também danos mecânicos ao veículo. Quando o tanque está quase vazio, a bomba de combustível pode queimar ou entupir por causa dos resíduos acumulados no fundo do tanque. Portanto, sempre abasteça seu veículo antes chegar à “reserva” e de pegar a estrada.
Risco de Acidentes – A “pane seca” ainda aumenta o risco de acidentes já que o veículo parado na pista de rolamento ou mesmo no acostamento fica em área de risco e exposto a colisões.
Esse número expressivo de atendimentos dessa natureza levou a MGO a realizar uma campanha de conscientização dos motoristas que trafegam pela BR-050 para que não deixem de abastecer seus veículos antes de viajar. Nas praças de pedágio da concessionária foi entregue nos dias 24, 25 e 26/07 (sexta-feira a domingo) um folheto de alerta para os riscos e punição aos quais os motoristas estão sujeitos. A entrega de folhetos vai se repetir nos dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto. A previsão da concessionária é distribuir um total de 90 mil folhetos.
A chamada “pane seca” ocorre quando o veículo não tem mais combustível para funcionar. Evitar que isso ocorra é obrigação de todo motorista, mas muitos têm o péssimo hábito de transitar sempre com o tanque de combustível na reserva, correndo o risco de parar a qualquer momento.
Punição - Quando isso ocorre, o motorista relapso infringe dois artigos do CTB (Código de Trânsito Brasileiro): o artigo 27, segundo o qual “antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o condutor deverá verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, bem como assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino”.
Já o artigo 180 define como infração de natureza média, deixar o veículo imobilizado na via por falta de combustível, independente de estar atrapalhando ou tumultuando o tráfego de carros. A penalidade prevista no CTB é multa no valor de R$ 85,13 e quatro pontos no prontuário, além da remoção do carro, dependendo do local. Na BR-050, a autuação é feita pela Polícia Rodoviária Federal – PRF, responsável pelo policiamento e fiscalização na rodovia, sempre que constatada a infração.
Problemas mecânicos – A “pane seca” pode provocar também danos mecânicos ao veículo. Quando o tanque está quase vazio, a bomba de combustível pode queimar ou entupir por causa dos resíduos acumulados no fundo do tanque. Portanto, sempre abasteça seu veículo antes chegar à “reserva” e de pegar a estrada.
Risco de Acidentes – A “pane seca” ainda aumenta o risco de acidentes já que o veículo parado na pista de rolamento ou mesmo no acostamento fica em área de risco e exposto a colisões.
Deixe um comentário