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Vale Logística deve investir no Triângulo Mineiro

Em visita a Uberaba, o presidente da Vale, Murilo Ferreira, falou sobre possíveis investimentos da Vale Logística, tanto para a cidade quanto para a região. Trata-se de um projeto bastante amplo, com um investimento total de mais de R$ 8 bilhões. A proposta inclui a direção da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e da Ferrovia Norte-Sul (FNS) no trecho ferroviário Triângulo Mineiro-Porto de Santos. Neste contexto, Uberaba será inserida através da implantação de um terminal e polo armazenador, assim como Araguari.

Unidade de armazenamento da Vale em Araguari
Foto: Correio de Araguari (fev/2012)

“A Vale é uma empresa um pouco discreta, não entramos em detalhamento em relação a todos os componentes enquanto não tivermos todo o plano formado. Mas, conceitualmente, o nosso planejamento estratégico de logística contempla dois portos, um em Santos e outro em São Luis (MA). Vamos fazer uma ferrovia muito dedicada ao minério de ferro e todos os grãos, a partir de Anápolis (GO), ligado ao porto de São Luís. Quanto ao de Santos, o investimento está entre Araguari e Uberaba, para renovar a ferrovia”, explica Murilo, ressaltando que será um projeto muito importante, pois será possível ter acesso ao Porto de Santos sem depender do transporte rodoviário.

Leia reportagem completa no Jornal da Manhã: Vale Logística deve trazer investimentos para Uberaba

2 comentários:

  1. Prezados, consultando alguns sites que tratam dos assuntos ferroviários deparei-me com esta proposta de trajeto para linha ferroviária Norte Sul, que além de mais vantajosa com relação a proposta original, ela é de mais rápida implantação e tecnicamente mais conveniente principalmente para uma região importantíssima em Minas, o Triângulo Mineiro, que de sua divisa com Goiás como Monte Alegre de Minas, Prata, e Frutal, ou ainda por Araguari, Uberlândia e Uberaba que finalmente poderá ter sua ligação com São Paulo.
    Quando adentrar em São Paulo, se irá restaurar, reaproveitar e revitalizar praticamente 100% da malha existente paulista rumo ao interior que hoje se encontram ociosas ou subutilizadas.
    “Como conseguir 700 km de ferrovias a custo mínimo”
    Filomeno
    A Ferrovia Norte-Sul, aquela, sem pátios de cruzamento e com alguns trechos que as locomotivas terão que percorrer em estradas de terra, tem planejado (não projetado…) um trecho, em bitola larga, que ligará Anápolis (GO) a Panorama (SP), passando por Santa Fé do Sul (SP). Ali, ela irá se cruzar com o que era o final da linha da antiga EFA – Estrada de Ferro Araraquara, atualmente ALL, com o início da Ferronorte (também em bitola larga).
    Em sequência, o trecho restante deverá ser construído até Panorama, ponto final dos trilhos do antigo Tronco Oeste da Companhia Paulista de Estradas de Ferro (que também possui bitola larga). Próximo a Andradina, irá se cruzar com os trilhos da antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (esta em bitola métrica).
    Então, vamos “construir” de graça esse trecho da Ferrovia Norte-Sul para eles e ainda recuperar alguns trechos abandonados de nossa malha ferroviária.
    Na cidade de Colômbia, divisa do Estado de São Paulo com Minas Gerais, encontra-se o ponto final do tronco principal da Companhia Paulista, com bitola de 1,60 m, abandonado há alguns anos entre Colômbia e Araraquara. Esse trecho vai encontrar-se em Araraquara com o ponto inicial da antiga Estrada de Ferro Araraquara.
    A Ferrovia Norte-Sul, ainda em Anápolis, poderia ir para Colômbia, ao invés de Santa Fé do Sul, pois Anápolis e região eram a diretriz natural do traçado inicial da CP. Cogitou-se na época da construção de Brasília o prolongamento desse trecho pela CP. Pode-se ver pelo mapa que o trecho que propomos tem um comprimento (e, portanto um custo) inferior ao planejado inicialmente. Construir trechos compridos só para dizer que construiu e chegar rápido aos 10.000 km não vale!
    De qualquer forma, a reativação do trecho Colômbia-Araraquara já daria 250 km de linhas reativadas. E ainda por cima ativaria uma rota de contingência, pois qualquer problema entre Santa Fé do Sul e Araraquara impactaria, pelo plano do governo, no tráfego de duas ferrovias. A própria Norte-Sul e a ALL que vem de Mato Grosso.
    O mapa com um traçado constando em São Paulo Trem jeito “Como conseguir 700km de ferrovia a um custo mínimo” mostra, com a linha em preto, o traçado proposto. Note que a linha pontilhada em laranja é o trecho planejado da Ferrovia Norte-Sul.
    Porém, afirmamos que alguns trechos desse mapa já estão erradicados, outros existentes não estão presentes no mapa (não digo quais são, eles que achem) e (MILAGRE!), pelo mapa a cidade de Piracicaba voltou a ser atendida por trens (embora não se saiba o que possa ter acontecido com Rio Claro). Se não dá nem para acreditar num mapa editado por eles, imagine só acreditar nos planos que eles fazem… Para não dizerem que estamos inventando ou estamos mal intencionados, o site é o:
    http://www2.transportes.gov.br/bit/03-ferro/mapas-ferro.html .
    Continuando nosso plano, para se atingir Panorama, bastaria a reativação do antigo tronco oeste da Companhia Paulista, sem utilização além de Pederneiras e assim se somam mais 450 km de linhas, num total de 700 km, reativados e com ligação direta ao Porto de Santos.

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  2. (continuação)
    Fazendo a mesmíssima função de um trecho que se for construído, passará por um número mínimo de cidades e demorará ainda muitos anos para ser realidade.
    Então, Frente Parlamentar, olha a dica: Vai haver muito mais deputados, vereadores e prefeitos no próximo encontro se vocês encamparem esta idéia. Este trecho passa por muito mais cidades.
    Porém, se as coisas já estão acertadas com empreiteiras e se as campanhas de diversos políticos já estão comprometidas com a realização dessa obra, peço desculpas pela intromissão. A intenção em propor esta ideia é somente de um cidadão interessado com o bem público (ainda) existente e com inocência talvez inversamente proporcional ao que custa construir 10.000 km de ferrovias…

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