Nalva Aguiar, Rainha do Peão de Boiadeiro, em Araguari
Capa do CD "Meus Grandes Sucessos", lançado em 2006
Na próxima segunda-feira (23), a cantora Nalva Aguiar estará em Araguari. Ela vem à cidade para a gravação do programa “Essência Cultural”, da grade de programação do Canal 15, da TV a cabo local. A gravação vai acontecer na Galeria de Artes e Cine Teatro Municipal, localizado na Praça Manoel Bonito, a partir das 19h, com a participação da comunidade araguarina.
Nalva Aguiar (Nalva de Fátima Aguiar) nasceu em 1945, em Tupaciguara(MG).
Começou a cantar já na adolescência, apresentando-se em emissora de rádio de sua cidade. Com pouco mais de 20 anos, Nalva queria mais e partiu em busca de outros palcos em São Paulo.
A obstinação colocou a cantora no topo das paradas de sucesso na fase áurea da Jovem Guarda.
No início dos anos 70, voltou-se para a música sertaneja e country. Em 1976, regravou com grande sucesso a valsa "Beijinho doce", de Nhô Pai, inicialmente incluída na trilha sonora do filme "O conto-do-vigário", de Kléber Afonso e Barros de Alencar, e posteriormente lançada num compacto que vendeu mais de 500 mil cópias.
Em 1977, participou do filme "Entre o céu e o inferno”, com Duduca e Dalvan. Em 1979, participou do filme "Sinfonia sertaneja", com Geraldo Meirelles e Marcelo Costa. Em 1983 teve a composição "Coração sofredor", parceria com Nhô Pai gravada pela dupla “Tonico e Tinoco”.
Em 1984, gravou um LP em dueto com o cantor gaúcho Teixeirinha, intitulado Guerra dos Desafios. Foi a primeira cantora a gravar uma música do violeiro e compositor Renato Teixeira.
Ganhou por três anos seguidos o título de Rainha dos Caminhoneiros. Por cinco vezes recebeu o título de Rainha do Peão de Boiadeiro, na festa anual de Barretos. Ganhou também da rádio country norte-americana de Nashville, Texas, uma placa de ouro como “The Queen of Country Music in Brazil”. Durante alguns anos ficou longe dos estúdios de gravação, tendo morado no Canadá e nos Estados Unidos.
Em 1994, a gravadora Continental lançou o disco O Melhor de Nalva Aguiar, com seus maiores sucessos. Em 1999, participou da coletânea Discoteca do Chacrinha, com a faixa "Menino dos zóio meu", de Lúcio Cardim Filho.
No mesmo ano, lançou o CD Nalva Aguiar, que contou com a participação de importantes nomes da música popular brasileira. Chitãozinho e Xororó interpretaram com ela "Meu bem querer", de Djavan; Ivan Lins participou de "Bandeira do divino", dele e Victor Martins; Sérgio Reis cantou em "Vende-se", de Dené. O disco contou ainda com a participação do locutor de rodeios Barra Mansa, que declamou versos em "Oração do peão boiadeiro", de Renato Teixeira.
Fonte: Fundação Araguarina de Educação e Cultura e Portal Oficial de Nalva Aguiar
Deixe um comentário