UFU: Enem poderá substituir primeira fase dos dois vestibulares
De Priscilla Melo no Correio de Uberlândia, hoje:
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) pode substituir, definitivamente, a primeira fase do processo seletivo da instituição pelas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Mas, de acordo com o diretor de processos seletivos da UFU, Gilmar da Cunha Souza, esse fato só vai se concretizar, se o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (Inep) realizar dois exames ao ano, como pretende.
No próximo processo seletivo, em janeiro de 2011, a UFU vai usar os resultados do Enem 2009 ou 2010 na primeira fase. Para as provas do exame deste ano, as inscrições terminam na sexta-feira (16).
Outra novidade é o número de vagas disponibilizadas exclusivamente ao SiSU (Sistema de Seleção Unificada) e ao Parfor (Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica).
Para o SiSU são 332 vagas. Por meio desse sistema, os candidatos aprovados no Enem entrarão direto na faculdade, sem necessidade de serem submetidos à 2º fase. O SiSU é destinado aos cursos com a relação candidato/vaga menor ou igual a 1.
Já para o Parfor serão oferecidas 50 vagas. Os candidatos farão o processo normalmente, mas para isso precisarão comprovar o exercício da profissão de professor há pelo menos 3 anos em escolas das redes municipal e estadual.
Ainda no próximo processo serão selecionados os candidatos que vão formar a primeira turma do curso de Dança com habilitação em Teatro e Dança. Serão 15 vagas e haverá provas de habilidade específica.
A UFU também oferecerá vagas nos novos campi de Monte Carmelo e Patos de Minas, porém a relação com os cursos e a quantidade de vagas ainda não foi definida. Leia mais...
Melhor agora. Pra fazer a UFU é ufa.
ResponderExcluir