Header Ads

Araguari em dados e fotos

Rua Aurélio de Oliveira - Fotógrafa: Sonilda Aparecida Monteiro Martins

Sua história remonta às primeiras décadas dos anos de 1800. Brejo Alegre era o nome sede do arraial composto de algumas construções, dentre elas uma pequena capela, residências, poucos cômodos comerciais, além de inúmeras fazendas. No ano de 1843, por meio da Lei nº. 247, de 20 de julho, o arraial passou a ser Distrito de Sant’Ana do Rio das Velhas, sendo sua primeira distinção.

A denominação Freguesia foi alcançada em 1864, quando a Lei Provincial nº. 1195 de 06 de agosto, determinou a transferência da Paróquia de Sant’Ana para o Brejo Alegre.

A condição de “Vila” e o desmembramento territorial do município de Bagagem, atual Estrela do Sul, deu-se posteriormente, por intermédio da Lei Provincial nº. 2996, de 19 de outubro de 1882. A instalação oficial da Vila, verificou-se apenas em 31 de março de 1884, com a posse da primeira Câmara Municipal, o que efetivou sua emancipação política.

A Lei Provincial nº. 3591, de 28 de agosto de 1888, elevou-a à categoria de cidade com o nome de Araguary. Vários pesquisadores, tentaram explicar os motivos da alteração nominal, no entanto, nada foi comprovado documentalmente.
Confira os indicadores municipais e dados demográficos, sociais e econômicos do município de Araguari. Clique aqui...
Aos poucos, foi delineando-se a localidade, agora com nova roupagem: cidade de Araguary. Antes do limiar do novo século, o município apresentava-se com simplicidade, a Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus da Cana Verde com seu estilo colonial; o cemitério situado ao fundo da Igreja; as casas de “telhas ao vento”, ou seja sem forração; e no centro da urbe, um córrego corria límpido, dividindo duas partes distintas do lugar, de um lado, segundo consta, dava-se o nome de Goiás, e do outro, de Minas, em alusão aos estados fronteiriços. O pequeno comércio era composto de uma padaria, uma sapataria, duas farmácias e algumas “vendas”.

Neste contexto, chegou à cidade os trilhos de ferro, que encurtava distâncias e propiciava quantitativo desenvolvimento. A Cia. Mogiana de Estrada de Ferro, primeira a ser implantada no município, em 1896, tendo como marco original o Estado de São Paulo, estabeleceu novo alento ao comércio local e regional, oportunizando um significativo aumento da população, o que gerou novas divisas econômicas para o município.

As primeiras décadas do século XX, foram marcadas por mudanças na parte central da cidade, decorridas pela efetivação do proposto traçado urbano, e também, pela instalação da Estrada de Ferro Goiás, no ano de 1906, que ligou o município com o Estado de Goiás, gerando novas levas de migrantes e imigrantes para a cidade, que era sinônimo de oportunidade.

Ao longo dos anos que se seguiram, o município foi suprindo seus serviços básicos à população e adequando-se às necessidades de cada época, transformando-se gradativamente na cidade que hoje conhecemos e amamos.

Vista aérea da cidade

Araguari, cidade de Minas Gerais, situada em um grande chapadão, pertencente ao Circuito Turístico Triângulo Mineiro, rica em bens patrimoniais e em atrativos turísticos de belezas naturais, que se apresentam nas compiladas 128 cachoeiras e quedas d’água ao longo dos rios e lagos; na reserva do Bosque John Kennedy; nas matas encravadas em seu território composto de 2.741 km2 e em numerosas grutas e áreas de mata virgem com vegetação predominante do cerrado. Sem dúvida, este município é um convite a visitantes de todo o país.

O turismo de negócios e eventos são fortes atrativos da região, envolvendo economia e lazer. A cultura de seu povo baseia-se nas tradições, como o Congado, Folia de Reis, Carnaval e artesanato regional. Buscando aliar o antigo ao novo, os setores envolvidos com expressões culturais, motivam o resgate das manifestações artísticas, mostrando talentos locais, e apoiando todas as formas de arte.

Araguari, perpassa conduzindo a herança de seu passado controverso de glória, estagnação e progresso. Em cada era, um estilo, uma roupagem, mas sempre a mesma Araguari. Araguari que cativa, que encanta, que anseia por melhorias, mas se orgulha de ser o que é. Pacífica, aprazível, hospitaleira, enfim, lugar de gente boa, mineira, uai ...

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS

Escola de Samba Ventania

Folia de Reis
Apresentação de Congado - Paróquia Nossa Senhora do Rosário
Foto: Gebhardt

Artesanato local

A CIDADE

Praça Padre Nilo Tabuquini
Fotógrafa: Maria Aparecida F. França

Para conferir fotos atuais do Complexo do Patrimônio da Praça da Igreja da Matriz do
Senhor Bom Jesus da Cana Verde 
clique no link

Bosque John Kennedy
 Fotógrafo: João Rodrigues Naves

Paróquia de Nossa Senhora de Fátima
Fotógrafa: Larissa Ribeiro Cunha


Palácio dos Ferroviários

Cachoeira - Fazenda Cunha
Fotógrafo: João Rodrigues Naves

================

Fonte:
- Peixoto, Juscélia Abadia e Vieira, Aparecida da Glória Campos - 
Informe Histórico do Município de Araguari - Arquivo Público Municipal Dr. Calil Porto - Março de 2006.


- Realização: Arquivo Público Municipal Dr. Calil Porto

Fotos: Acervo de Imagens - Arquivo Público Municipal Dr. Calil Porto